Um estudo feito pela Universidade de Marselha, na França, revelou que trabalhadores responsáveis pela construção das pirâmides de Quéops, no Egito, podem ter sido expostos a altos níveis de contaminação por cobre, com possíveis intoxicações ao longo do tempo. A pesquisa foi publicada na revista Geology e analisou sedimentos encontrados no antigo porto de Khufu. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

No material coletado, segundo o estudo, os pesquisadores descobriram altas concentrações de cobre e arsênio, resultado do uso de metais em larga escala durante a construção das pirâmides. 

— O nível de contaminação por cobre observado no local é significativamente alto e sugere uma exposição prolongada dos trabalhadores a metais pesados. Sabemos que a intoxicação por cobre pode causar sintomas graves, como náusea, problemas respiratórios e danos neurológicos — explica o pesquisador principal, G. Younes. 

Egito Antigo: conheça as maravilhas e os mistérios dos reinos dos faraós

Continua depois da publicidade

De acordo com o estudo, o cobre, essencial para ferramentas e ornamentações da época, era amplamente manipulado, gerando partículas metálicas que se acumulavam no solo e na água. As partículas podem ter sido inaladas ou ingeridas pelos trabalhadores, causando problemas de saúde.

A presença do arsênio, elemento frequentemente associado a ligas metálicas na antiguidade, também pode ter potencializado os efeitos nocivos sobre a saúde dos operários. 

Segundo os pesquisadores, o estudo lança uma nova perspectiva sobre as condições de trabalho nos grandes projetos arquitetônicos do Egito Antigo. As novas evidências sugerem que a exposição a metais pesados pode ter sido outro desafio enfrentado pelos trabalhadores.

A expectativa dos pesquisadores é que futuras escavações e análises laboratoriais possam aprofundar o entendimento sobre os efeitos dessa contaminação na saúde dos construtores das pirâmides.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Caso Vitória: Suspeito confessa crime e detalha como matou jovem de 17 anos em Cajamar

Motociclista morre ao bater em veículo parado neste domingo em São José