O molho-base bechamel é uma tradicional técnica francesa com textura cremosa e sabor amanteigado. Com simples truques ensinados pelo chef Will Peters, da Saza Cozinha, você consegue transformar essa base em cinco molhos deliciosos.  

Continua depois da publicidade

A receita original do bechamel leva 50 g de manteiga, 50 g de farinha de trigo e 500 ml de leite integral. Para fazer a receita, é só derreter a manteiga e misturar a farinha até formar o roux, base espessante da receita. 

Em seguida, adicione o leite aos poucos até engrossar. Se quiser, acrescente o sal, noz-moscada e pimenta-do-reino, para dar um toque especial.  

Veja vídeo com passo a passo 

Novos molhos 

O bechamel pode ser usado como base para diversos molhos e cremes. Confira a seguir algumas sugestões do chef Saza Cozinha. 

“O bechamel é um ponto de partida versátil, que se adapta a diferentes pratos e preferências”, afirma Will Peters, chef da Saza Cozinha. 

Continua depois da publicidade

“Essa é a magia da gastronomia: a base é a mesma, o bechamel. O que muda são os ingredientes adicionais, que criam inúmeras possibilidades”, finaliza o chef. 

Molho de queijo 

Cremoso e versátil, o molho de queijo harmoniza perfeitamente com massas como penne, fusilli e nhoque. Também combina com batatas fritas, nachos, tiras de frango e anéis de cebola. Pode ser usado em hambúrgueres ou sobre legumes e carnes grelhadas, realçando o sabor com sua textura aveludada. 

Para fazer esse molho, adicione 100 g de parmesão e 100 g de muçarela na receita. 

Molho de mostarda 

Com sabor marcante e leve toque picante, esse molho é ideal para carnes grelhadas, especialmente frango e filé mignon. Também pode servir de acompanhamento de batatas rústicas, sanduíches e petiscos, além de ser excelente opção para saladas e wraps. 

Para fazer, acrescente 2 colheres de sopa de mostarda Dijon na receita.  

Continua depois da publicidade

Molho de ervas 

Refrescante e aromático, o molho de ervas traz leveza e sabor natural a carnes, peixes, aves e legumes. É uma ótima opção para consumir com massas e saladas. 

Para fazer a o molho, misture 2 colheres de sopa de ervas frescas como salsa, tomilho e cebolinha. 

Molho de cogumelos 

De sabor terroso e envolvente, o molho de cogumelos combina com carnes vermelhas, aves e massas, trazendo sofisticação ao prato. Também harmoniza com risotos, nhoques e legumes salteados. 

Adicione 150g de cogumelos refogados na receita. 

Molho de espinafre 

Leve e nutritivo, o molho de espinafre combina com massas, frangos, peixes e legumes. É uma excelente opção para gratinar lasanhas, nhoques e panquecas, agregando cor e frescor às receitas. 

Continua depois da publicidade

Acrescente 150 g de espinafre cozido e picado durante o passo a passo