Antes mesmo da obra terminar, o DNIT decidiu aumentar o fluxo de veículos sobre a ponte do Km 111 da BR-470, entre Ibirama e Apiúna. A travessia passa por serviços de recuperação e, até então, o trânsito estava em “siga e pare” (além de ter tido episódios de interdição completa). Agora, motoristas em ambos os sentidos poderão circular simultaneamente pelo trecho.

Continua depois da publicidade

Como o local ainda não está pronto, a Polícia Rodoviária Federal pede que os condutores redobrem a atenção ao passar pelo trecho. A ideia é que a situação continue assim até o fim do ano, quando o serviço deve terminar. Porém, por se tratar de um teste, o sistema “pare e siga” pode voltar a qualquer momento também.

A ponte sobre o Rio Itajaí-Açu será reforçada e aumentada. Além da recuperação, o projeto amplia a largura de nove para 15 metros, garantindo acostamentos em ambos os lados, barreiras de concreto, passeio para pedestres e guarda-corpo. O investimento total é de R$ 15 milhões.

Até o momento, já foram concluídas a construção da estrutura de alargamento da ponte (fundações, pilares e vigas), o reforço da estrutura existente, a instalação das pré-lajes que conectam a parte nova com a parte que já existe, além da demolição do passeio e do guarda-corpo no sentido Ibirama–Apiúna e o alargamento das cortinas de contenção das cabeceiras.

Os serviços avançam com a armação e a concretagem da laje e das barreiras.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Barragem de Botuverá tem edital para obra lançado com valor estimado em R$ 156,5 milhões