A central de atendimento de emergência, onde são recebidos os chamados para os bombeiros, ainda não tem data para sair de Balneário Camboriú e retornar a Blumenau. Há três meses, quando um grande incêndio destruiu um prédio histórico na Rua XV de Novembro e a agilidade do atendimento da ocorrência foi questionada, o governador Jorginho Mello (PL) disse que a estrutura voltaria a ser operada da maior cidade do Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Nesta segunda-feira (19), o assunto voltou à tona, mais uma vez, após um incêndio em que moradores de Blumenau relataram dificuldades para conseguir contato pelo telefone 193. Uma mulher disse ter ligado 11 vezes, todas sem sucesso. A corporação afirma que a situação pode ter sido consequência de um congestionamento na linha, já que muitos chamados foram feitos para o mesmo caso.
Nesta terça (20), a incógnita prevalecia sobre essa mudança. Nem a corporação dos bombeiros em Blumenau, nem a central em Balneário Camboriú, tampouco a assessoria de imprensa do governo do Estado souberam informar se há previsão de quando a central de emergência voltará para o município e o que impede de isso já ter sido feito.
Relembre o vídeo do anúncio
Continua depois da publicidade
Em julho do ano passado, o colunista Ânderson Silva informou sobre um projeto em curso no governo do Estado para a unificação das centrais de atendimento de emergências, com base em um modelo já aplicado em Portugal. A ideia seria concentrar em um mesmo local as ligações direcionadas à Polícia Militar (190), Samu (192) e Corpo de Bombeiros (193).
O que se ventila, de acordo com o colunista Pedro Machado, é que serão instaladas três dessas centrais integradas em Santa Catarina, uma para “cada DDD” (47, 48 e 49) do Estado. O DDD 47, que engloba as regiões do Vale do Itajaí e Norte, tem a promessa de ficar em Blumenau, o que daria maior celeridade no tempo de resposta aos chamados da comunidade.
Leia mais
Compra de livros no “apagar das luzes” em Blumenau motiva pedido de explicações do MP
Como vai funcionar serviço da BRK de limpa fossa em Blumenau onde não houver rede de esgoto

