Três regiões catarinenses estão sob alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para tempestades com chances de ventos intensos, entre 40 km/h e 60 km/h, e queda de granizo. O aviso foi publicado nesta terça-feira (11) e vale até as 23h59min de quarta (12).

Continua depois da publicidade

As regiões que podem ser afetadas são o Vale do Itajaí, Oeste e Norte catarinense.

Além de Santa Catarina, estados como Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais também estão sob o mesmo alerta.

Mais cedo, o Inmet já havia emitido um alerta laranja (de perigo) para tempestades até as 23h59min de sexta-feira (14) no Oeste catarinense. Na região, as chuvas devem ficar entre 50 e 100 milímetros por dia. São esperados também ventos intensos de até 100 km/h, além do risco de queda de granizo.

O Inmet usa um sistema de alertas padronizado por cores (amarelo, laranja e vermelho) com base na gravidade do evento meteorológico, como chuvas, ventos e quedas de temperatura.

Continua depois da publicidade

Nova frente fria traz pancadas de chuva e temporais para SC

A semana começou com um céu azul quase sem nuvens em boa parte de Santa Catarina depois de um final de semana com o tempo instável, ainda com resquícios do ciclone extratropical que atingiu o Estado e deixou estragos em municípios do Oeste, devastados por tornados. Entretanto, segundo a previsão do tempo divulgada semanalmente pela Defesa Civil, a chuva já tem data para voltar em algumas regiões.

É na quarta-feira (12) que o sol dá lugar a um sistema de baixa pressão, associado a uma nova frente fria. O sistema será formado no interior do Estado, e favorecerá a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas e temporais isolados. As principais regiões atingidas são o Oeste, os Planaltos e áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.

No entanto, o risco é baixo para ocorrências relacionadas às condições de chuva, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.

Na quinta-feira (13), o tempo continua instável, dessa vez por causa da circulação marítima, um sistema que leva umidade do mar para a costa a partir dos ventos. A previsão é de chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia, principalmente entre o Planalto e o Litoral.

Continua depois da publicidade

Segundo a Epagri/Ciram, o sol volta a aparecer entre nuvens na sexta-feira (14), mas a nebulosidade aumenta no Oeste a partir da tarde, com chance de pancadas de chuva.

Veja as recomendações da Defesa Civil

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco