O município de Faxinal dos Guedes, no Oeste catarinense, decretou situação de emergência após a passagem de um tornado que atingiu a região na tarde de 7 de novembro. O decreto, assinado pelo prefeito Jader Adriel Danielli e publicado nesta segunda-feira (10), reconhece os danos causados pela tempestade no município. Este é o terceiro município do Estado a decretar situação de emergência, junto de Dionísio Cerqueira e Xanxerê.

Continua depois da publicidade

O fenômeno ocorreu às 16h50min, de sexta-feira (07), durou cerca de 20 minutos e deixou um rastro de destruição em áreas urbanas e rurais da cidade. A confirmação da passagem do tornado foi feita pela equipe da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina no dia seguinte.

Rodovia bloqueada e danos em empresas

De acordo com o Formulário de Informações do Desastre (FIDE), diversas árvores caíram sobre a BR-282, em frente ao complexo da BRF, interrompendo o tráfego nos dois sentidos. Pelo menos quatro equipes do Corpo de Bombeiros, além da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e três máquinas da prefeitura, trabalharam durante aproximadamente três horas para liberar a rodovia.

Áreas internas do parque industrial da BRF também foram atingidas, com danos em estruturas da fábrica, prédios administrativos e espaços de lazer dos funcionários. Outras empresas do parque industrial registraram prejuízos, incluindo um galpão que desabou completamente.

Residências destelhadas e quedas de energia

Na zona rural, uma propriedade teve duas casas destelhadas, com perda total dos móveis. O casal de idosos que estava no local não se feriu e foi alojado temporariamente na casa de familiares. A Defesa Civil forneceu lona e, posteriormente, telhas de fibrocimento para garantir a cobertura emergencial.

Continua depois da publicidade

A rede elétrica sofreu danos significativos. A Celesc registrou a queda de pelo menos quatro postes e diversos pontos com postes tortos. A energia foi restabelecida completamente apenas na tarde de domingo (9) nas áreas rurais.

Avaliação e medidas

Apesar da gravidade do fenômeno, não houve feridos, mortos ou desaparecidos em Faxinal dos Guedes. Duas pessoas ficaram desalojadas. As perdas econômicas privadas foram absorvidas pelas próprias empresas, segundo o documento oficial, enquanto o poder público atuou principalmente na desobstrução de vias e na limpeza de entulhos.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, a convocação de voluntários e, se necessário, o uso de propriedades particulares em casos de risco iminente. Também permite a dispensa de licitação para aquisições e serviços ligados diretamente à situação de emergência.

O reconhecimento da situação tem validade de 180 dias.

Áreas internas do parque industrial da BRF também foram atingidas. (Foto: Coordenadoria Regional da Defesa Civil/Divulgação)

Continua depois da publicidade