A doença renal mata 1,5 milhão de pessoas no mundo por ano. Um novo estudo envolvendo três grandes instituições mostra que o número de pessoas com função renal eduzida dobrou de 1990 para 2023, indo de 378 milhões para 788 milhões.
Continua depois da publicidade
Com esse crescimento da doença, a doença renal crônica (DRC) virou a nona principal causa de morte no mundo. O estudo foi feito pela Universidade de Glasgow na Escócia, a Universidade de Washington nos EUA e o Instituto de Métricas e Avaliação da Saúde (HME).
Hábitos para fortalecer a saúde dos rins
Como ocorre a Doença Renal Crônica
Segundo o médico nefrologista Adriano Luiz Ammirati, do Hospital Israelita Albert Einstein, a doença renal crônica é caracterizada, principalmente, pela perda de forma definitiva da função renal.
O médico alerta que a doença é assintomática e silenciosa. No entanto, quando em estágio avançado, os sintomas podem ser perda de peso, inchaço e pressão arterial difícil de controlar.
Continua depois da publicidade
Segundo os pesquisadores do Global Burden of Disease (GBD) 2023, o maior esforço internacional de monitoramento de saúde, a função renal comprometida causa doenças cardíacas e incapacidade. Existem três fatores de riscos que devem servir de alerta para as pessoas.
- Hiperglicemia (diabetes)
- Hipertensão arterial
- Obesidade
Os médicos apontam que o tratamento rápido com medicamentos e mudança no estilo de vida podem evitar que as pessoas precisem de diálise, transplante renal ou venham a falecer.
*Com informações de O Globo
Você pode gostar de ver também a super-hortaliça que protege o fígado e dura mais na geladeira e o caldo de ossos: superalimento ou só uma sopa da moda? A ciência responde. E também como fugir dos agrotóxicos no mercado: 3 sinais nas frutas para observar.
Continua depois da publicidade





