A tripulação da missão Crew-11, da NASA, retornou à Terra. A agência espacial americana optou por cancelar a operação e realizar a primeira evacuação médica da história da Estação Espacial Internacional (ISS) após um dos astronautas apresentar problema de saúde considerado complexo para ser tratado no laboratório orbital.

Continua depois da publicidade

A bordo de um SpaceX – empresa de foguete do bilionário Elon Musk – a tripulação composta pelos astronautas Zena Cardman (EUA, comandante), Mike Fincke (EUA), Kimiya Yui (Japão) e Oleg Platonov (Rússia) deixou a ISS. A partida aconteceu ainda na noite de quarta-feira (14), e a viagem até a Terra levou cerca de 11 horas. O pouso foi na costa da Califórnia, nos Estados Unidos, por volta das 7h30 da manhã no horário de Brasília.

A missão Crew-11 chegou até a Estação Espacial Internacional no início de agosto de 2025, e se encerraria no final de fevereiro. O fim da operação e o retorno à Terra, no entanto, foram antecipados por conta do problema de saúde – que não foi divulgado pela NASA. A identidade do astronauta que apresentou o quadro clínico também foi mantida em sigilo. O retorno antecipado, porém, não afeta outras missões, como a Artemis 2, que vai levar a humanidade de volta à Lua, nem a operação da ISS, segundo a NASA.

Além de manter a identidade do astronauta afetado e o problema médico em sigilo, a NASA destaca que não se tratou de nenhum acidente na ISS. O Doutor James Polk, diretor médico da agência, confirmou que não se trata de uma lesão sofrida durante as operações, e sim de um quadro clínico apresentado já em órbita.

Continua depois da publicidade

Veja o pouso da tripulação da NASA

A agência espacial americana fez a transmissão ao vivo da chegada da nave da SpaceX com a tripulação da missão Crew-11 na Terra. O pouso aconteceu na Califórnia, por volta das 7h30, no horário de Brasília.

Confira a live realizada no canal da NASA no Youtube no vídeo abaixo.