Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira (29) que pretende impor uma taxa de 100% a filmes estrangeiros para resolver “problema de longa data e sem fim”. Ele também informou que vai aplicar tarifas adicionais sobre móveis produzidos fora do país. As informações são do Estadão.

Continua depois da publicidade

O anuncio foi feito através da rede social Truth Social e os objetivos da medida são reverter a perda de competitividade de setores que já foram tradicionais da economia americana.

No setor moveleiro, Trump afirmou que a Carolina do Norte, historicamente um polo do segmento, “perdeu completamente” sua indústria para a China e outros países. O republicano prometeu tarifas “substanciais” contra qualquer nação que exporte móveis em vez de produzi-los dentro dos EUA. Os detalhes das medidas devem ser divulgados em breve.

Em relação à indústria cinematográfica, Trump disse que o negócio de filmes “foi roubado” por outros países, em um processo que comparou a “tirar doce de criança”. O presidente dos EUA chamou  o governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom, de “fraco e incompetente” por não proteger o setor em um Estado que historicamente concentra a maior parte da produção com Hollywood.

As tarifas de 100% sobre filmes feitos no exterior busca resolver um “problema de longa data e sem fim” enfrentado pela indústria americana, informou Trump.

Continua depois da publicidade

Veja produtos mais exportados de SC aos EUA

Leia mais

Trump anuncia novas tarifas sobre produtos farmacêuticos, caminhões pesados e móveis