O Departamento de Defesa, também conhecido como “Pentágono”, teve o nome alterado para “Departamento de Guerra” a partir de uma ordem executiva assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta sexta-feira (5). A mudança teria que passar por uma aprovação no Congresso, mas depois da assinatura da ordem, as redes sociais do Pentágono já passaram a exibir o novo nome. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Com a medida, o secretário de Defesa, Pete Hegseth, e outros integrantes da pasta podem usar nomes como “secretário de Guerra” e “subsecretário de Guerra”. Para Trump, a mudança manda uma mensagem de vitória e força aos inimigos dos EUA.

— É um nome muito mais apropriado, considerando especialmente a situação atual do mundo — afirmou.

O site do Departamento de Defesa também passou a ter um novo endereço, mudando de “defense.gov” para “war.gov”.

Pentágono já teve o mesmo nome até 1949

O nome já foi utilizado até 1949, quando o Congresso unificou Exército, Marinha e Força Aérea após a Segunda Guerra Mundial. A mudança foi feita, de acordo com historiadores, para mostrar que os EUA queria prevenir conflitos.

Continua depois da publicidade

Trump, por outro lado, disse que a alteração ocorreu porque os Estados Unidos queriam ser vistos como “politicamente corretos”.

— Vamos simplesmente fazer isso. Tenho certeza de que o Congresso vai concordar se precisarmos… A Defesa está muito defensiva. Queremos ser defensivos, mas também queremos ser ofensivos, se for preciso — disse Trump em agosto.

Veja a postagem nas redes sociais

Leia também

STF espera ataques de Trump por julgamento de Bolsonaro

Em primeira aparição pública em uma semana, Trump fala sobre supostos problemas de saúde