O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (23) que Israel e Irã chegaram a um acordo para um cessar-fogo. Os governos dos dois países ainda não confirmaram o acordo. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
De acordo com o presidente, o conflito deve ser completamente encerrado a partir desta terça-feira (24). Os dois países devem concluir as operações militares em andamento nas próximas horas, e os ataques serão suspensos em seguida, afirma Trump. Assim, a guerra chegará ao fim de forma oficial dentro de 24 horas.
“Partindo do princípio de que tudo funcionará como deve, o que acontecerá, gostaria de parabenizar ambos os países, Israel e Irã, por terem a Resistência, Coragem e Inteligência para encerrar o que deve ser chamado de ‘A GUERRA DE 12 DIAS'”, publicou em uma rede social.
Trump disse ainda que o conflito poderia durar anos e destruir todo o Oriente Médio. Pouco antes da declaração, várias cidades iranianas registraram explosões, segundo a imprensa local. Ainda, autoridades iranianas ordenaram que moradores israelenses deixassem uma cidade próxima à região de Tel Aviv.
Conflito entre Israel e Irã
No dia 13 de junho, o conflito teve início quando Israel lançou uma operação preventiva para conter o avanço do programa nuclear iraniano Desde então, dezenas de pessoas morreram e milhares ficaram feridas nos ataques.
Continua depois da publicidade
Forças israelenses bombardearam alvos militares e nucleares em território iraniano. Como resposta, o Irã lançou mísseis contra Tel Aviv, Haifa e Jerusalém.
Os ataques foram justificados pelo governo de Benjamin Netanyahu como uma tentativa de “neutralizar” uma ameaça à existência do país, já que Israel alega que o Irã está perto de obter uma bomba atômica.
No final de semana, os Estados Unidos dispararam contra alvos nucleares iranianos, tendo como foco a usina de Fordow, a 80 metros da superfície. O ataque foi retaliado pelo Irã nesta segunda, com lançamento de mísseis contra uma base militar americana no Catar. Os EUA e o Catar afirmaram que os projéteis foram interceptados e não deixaram vítimas.
Leia também
Trump ironiza aviso do Irã antes de ataque à base americana e diz que ação foi “fraca”
Irã ataca maior base americana no Oriente Médio como resposta a operação militar dos EUA