O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trocou farpas ao vivo com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em uma reunião na Casa Branca nesta sexta-feira (28). Eles estavam reunidos para debater um acordo sobre exploração de minerais no território da Ucrânia.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A reunião contou com a presença da imprensa e era transmitida ao vivo. Na ocasião, Trump pressionou Zelensky para aceitar um acordo com a intenção de colocar um fim na guerra da Ucrânia, que teve início em 2022 após a invasão russa no território.
Durante o governo Biden, os Estados Unidos eram aliados da Ucrânia, e a partir da posse de Trump, as aproximações do líder com o presidente Vladimir Putin, da Rússia, foram crescentes. A intenção e chegar em um acordo que encerre a guerra sem que a Ucrânia seja incluída.
Enquanto Zelensky contestou declarações de Trump, como as falas de que cidades do país estariam “reduzidas a escombros”, o republicano alegou que Zelensky seria “desrespeitoso” com os EUA. Ainda, Trump afirmou que o líder ucraniano “não está no direito de ditar nada” e está “jogando” com o risco de uma “Terceira Guerra Mundial”.
Continua depois da publicidade
— Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial, e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muitos disseram que deveria — afirmou Trump a Zelensky.
Por outro lado, Zelensky alegou que Trump seria menos duro com Putin, fala que não foi bem recebida pelo americano.
— Seu povo é muito corajoso, mas ou vocês fazem um acordo ou estamos fora. E se estivermos fora, vocês terão que lutar sozinhos — disse Trump na Casa Branca.
Trump e Zelensky reunidos para acordo
As afirmações foram feitas antes da assinatura de um acordo de exploração de terras raras na Ucrânia, que deveria ser assinado nesta sexta. A proposta é que o lucro da exploração de áreas com minerais raros, concentrada no leste da Ucrânia, vá para os Estados Unidos em troca de segurança americana contra a Rússia.
Continua depois da publicidade
O encontro dos dois líderes acontece em meio a discussões entre EUA e Rússia sobre o fim da guerra na Ucrânia. Nações europeias tem criticado os Estados Unidos por não incluir a Ucrânica, nem outro país da União Europeia, nas negociações.
O clima entre os dois já estava tenso nos últimos dias, com trocas de farpas públicas. Zelensky acusou Trump de estar preso em uma bolha de desinformação russa, e Trump chamou o ucraniano de “ditador sem eleições”. Ainda, o americano pressionou Zelensky a fechar o acordo de minerais, alegando que, se não o fizesse, “não restará a ele um país”.
*Com informações do g1
Leia também
Moraes reage a críticas de Trump e autoridades dos EUA: “Deixamos de ser colônia em 1822”
Vídeo de IA sobre Gaza com estátua de ouro de Trump gera críticas ao presidente
 
				 
                                    