O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou o telefonema que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (2), como uma “conversa muito boa”. O chefe de Estado americano ainda afirmou que gosta do presidente do Brasil. Mais cedo, o Palácio do Planalto anunciou que Lula ligou para Trump para conversar por cerca de 40 minutos. Com informações do g1.
Continua depois da publicidade
Trump disse que a conversa contou com assuntos como “comércio e sanções”. O Palácio do Planalto afirmou que os presidentes trataram sobre o tarifaço e sobre o combate ao crime organizado.
— Falamos sobre comércio. Falamos sobre sanções porque, como você sabe, eu impus sanções relacionadas a certas coisas que aconteceram. […] Mas tivemos uma conversa muito boa. Eu gosto dele, muito bom. Tivemos algumas boas reuniões, como você sabe, mas hoje tivemos uma conversa muito boa — disse para jornalistas na tarde desta terça.
Lula ligou para Trump
O governo do Brasil indicou a ligação como “uma conversa muito produtiva” sobre temas da agenda comercial, econômica e de combate ao crime organizado. Lula disse que elogiou a decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa de 40% a alguns produtos brasileiros, incluindo itens como carne, café e frutas.
Entretanto, o presidente do Brasil também teria dito à Trump que ainda há a necessidade de discutir as tarifas impostas a outros produtos, com desejo de “avanço rápido nessas negociações” por parte do Brasil.
Continua depois da publicidade
Combate ao crime organizado
Outro ponto conversado entre os dois chefes de Estado foi o combate ao crime organizado internacional, segundo o Palácio do Planalto. Na ligação, Lula teria falado sobre a urgência de cooperar com os Estados Unidos.
O presidente do Brasil também destacou as recentes operações realizadas pelo governo federal, “com vistas a asfixiar financeiramente o crime organizado e identificou ramificações que operam a partir do exterior”.

