Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11) que falará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “em algum momento, mas não agora”. O presidente dos Estados Unidos ainda afirmou que o petista está tratando Jair Bolsonaro (PL) “de forma injusta”. A fala do republicano acontece após o país norte-americano enviar uma carta ao governo do Brasil, na última quarta-feira (9), anunciando uma tarifa de 50% nos produtos brasileiros.  As informações são do g1. 

Continua depois da publicidade

— Eu o conheço bem, já negociei com ele e ele é um bom negociador. Posso te falar que ele é um homem muito honesto e ama o povo brasileiro — disse Trump ao ser questionado pela repórter Raquel Krakenbuhl, correspondente da TV Globo em Washington, se conversaria com Lula sobre as tarifas. 

Nos últimos dias, o presidente norte-americano chegou a fazer algumas publicações em suas redes sociais sobre Jair Bolsonaro e afirmou que o ex-presidente deveria ser “deixado em paz”. 

O republicano também disse que Bolsonaro é alvo de perseguição e chegou a  usar a expressão “caça às bruxas” para classificar o julgamento de Bolsonaro, que é reu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

Entenda a taxação de Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que serão aplicadas tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros a partir do dia 1° de agosto. A medida foi anunciada em uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), compartilhada na sua rede social, Truth Social. 

Continua depois da publicidade

Na carta, Trump diz que “os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país” e que a taxação é necessária “para corrigir as graves injustiças do sistema atual”. Ele citou Jair Bolsonaro (PL) e disse ser “uma vergonha internacional” o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).

O americano afirmou, sem provas, que sua decisão de aumentar a taxa sobre o país também foi tomada “devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.

“[Isso ocorreu] como demonstrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro”, escreveu o republicano.

Além disso, Trump determinou a abertura de uma investigação contra o Brasil por práticas comerciais “desleais ou injustas”. Segundo Trump, a investigação deve ocorrer por conta de “ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas, bem como outras práticas comerciais desleais”.

Continua depois da publicidade

Após o anúncio, o presidente Lula afirmou que o Brasil “não aceitará ser tutelado por ninguém” e que o aumento unilateral de tarifas sobre exportações brasileiras será respondido com base na Lei da Reciprocidade Econômica. O petista declarou ainda que o processo judicial contra os envolvidos na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023 é de competência exclusiva da Justiça brasileira.

Leia mais

Tarifaço de Trump provoca reação em massa de entidades de SC: “Prejuízos incalculáveis”