O avistamento de um tubarão próximo à faixa de areia surpreendeu banhistas na Praia da Vila, em Imbituba, no Sul de Santa Catarina. O animal, identificado por especialistas como um possível anequim, foi registrado em um vídeo impressionante na segunda-feira (29).

Continua depois da publicidade

Ao NSC Total, a bióloga marinha Suelen Santos, responsável pelo projeto Educamar, explicou que o animal possivelmente se trata de um tubarão da espécie Isurus oxyrinchus, também conhecido como anequim ou tubarão-mako. Considerado o tubarão mais veloz do mundo, a fêmea pode chegar a 4,5 metros e pesar cerca de 600 quilos.

Segundo a especialista, os moradores da região não precisam se preocupar, já que não há registros de incidentes ou ataques dessa espécie no estado. Ainda assim, o ideal é que, ao perceber a presença do animal na costa, não entrar na água para evitar incidentes. O anequim costuma se alimentar de tartarugas, golfinhos e cefalópodes.

A presença do animal, no entanto, não é incomum. “Já houve registros no litoral catarinense, inclusive nas praias do Sul. Essa é uma espécie que vive em águas mais profundas, mas ocasionalmente pode surgir próxima da costa”, acrescentou Santos.

Continua depois da publicidade

O responsável pelo registro, o filmmaker Higor Carvalho, contou que o tubarão permaneceu apenas alguns minutos perto da faixa de areia, antes de seguir em direção ao alto-mar. Ele estima que o animal media cerca de dois metros.

Leia mais

Escola de balonismo em Praia Grande deve reforçar segurança nos voos

Suspeito de manter ex-companheira em cárcere privado é preso no Sul de SC