Três meses depois do acidente com balão que deixou oito mortos, Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, passou a contar com uma escola voltada à formação de pilotos. O empreendimento foi inaugurado em 22 de setembro. A iniciativa, autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), busca profissionalizar o setor e reforçar a segurança nos voos de turismo.
Continua depois da publicidade
O Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC), classificação dada pela agência a todas as escolas que oferecem cursos de aviação, pertence a uma empresa local e oferecerá cursos teóricos e práticos. A formação é destinada a quem deseja atuar profissionalmente na área, como pilotos e instrutores, sendo necessário ter pelo menos 18 anos de idade para se inscrever.
Bombeiros retomam buscas por homem desaparecido em rio de Braço do Norte
A gestora da escola, Silvia Boni, informou ao g1 na segunda-feira (29) que atualmente a instituição conta com quatro alunos matriculados. Segundo ela, dependendo da disponibilidade de cada estudante, a formação pode ser concluída em cerca de 60 dias.
Depois de executar todas as aulas, a pessoa recebe um certificado de conclusão e a sua licença de piloto, chamada de piloto de balão livre.
Continua depois da publicidade
As aulas ainda não tiveram início porque os participantes precisam primeiro realizar os exames médicos exigidos pela ANAC.
— Esses exames demoram uns dias para ficarem prontos. A gente tem que ter todos os resultados em mãos para depois o aluno ser liberado para fazer as aulas — explicou Silvia.
A expectativa é de que o processo seja concluído em até 10 dias. Para a capacitação, a ANAC autorizou o uso do balão modelo G20-3600.
Suspeito de manter ex-companheira em cárcere privado é preso no Sul de SC
Projeto de referência nacional
O pedido de autorização junto à ANAC foi protocolado há dois anos e meio pelos empresários responsáveis, que defendem a ideia de transformar Praia Grande em uma referência nacional no balonismo.
Continua depois da publicidade
Segundo Boni, embora o acidente tenha sido determinante para expor falhas na fiscalização, a intenção do projeto já era combater a informalidade:
— Alguns pilotos não tiveram oportunidade de se tornarem pilotos documentados por não existirem escolas. Outros por não serem fiscalizados. — afirma. Ela reforça ainda que a presença de instituições especializadas representa um marco para o setor:
— As escolas vão trazer profissionalismo, segurança, credibilidade. Todos nós só teremos a ganhar com isso.
Capital da uva é reconhecida no Mapa do Turismo e reforça roteiro cultural no Sul de SC
O secretário municipal de Turismo, Henrique Maciel, também celebrou a novidade. Para ele, a chegada do CIAC amplia as perspectivas de desenvolvimento local.
Continua depois da publicidade
Relembre o caso
Perto das 6h do dia 21 de junho de 2025, o piloto e 20 turistas saíram para um voo, mas, às 6h40, o passeio foi adiado devido às condições climáticas, uma vez que ventava muito no momento.
O grupo mudou de local e foi para perto da Cachoeira Nova Fátima, a quase 10 quilômetros do Centro, local inicial de partida. Por volta das 7h, o voo teve início.
Durante a decolagem de um balão, o piloto percebeu fumaça no cesto. Ele relatou à Polícia Civil que o maçarico teria sido acionado de forma acidental, provocando as chamas.
O homem chegou a arremessar o equipamento para fora e tentou usar o extintor, que não funcionou. Ao iniciar a descida, orientou que os passageiros saltassem rapidamente, e dos 21 a bordo, 13 conseguiram pular para a grama.
Continua depois da publicidade
Com a perda de peso, o balão voltou a subir levando os demais ocupantes. O piloto e outros não conseguiram contê-lo. Oito pessoas permaneceram a bordo, sendo que quatro morreram ao saltar de grande altura e outras quatro faleceram carbonizadas dentro do cesto. Além disso, três destas vítimas foram encontradas abraçadas.
Quem foram as vítimas do acidente com balão
Leia mais
“Nazaré brasileira”, cidade de SC com ondas gigantes recebe turistas até fora de temporada
Arara de suporte emocional rouba a cena em entrevista ao vivo em SC









