Jaguaruna, cidade no litoral Sul de Santa Catarina, é reconhecida pelas ondas gigantescas que atraem surfistas de todo o mundo. Segundo a Secretaria de Turismo, durante a temporada de verão deste ano, o município recebeu em torno de 300 mil turistas. Além de ser um paraíso para os aventureiros, a cidade conta com outras atrações ligadas à natureza.
Continua depois da publicidade
Fundada em 1891 e colonizada por açorianos, a cidade está a cerca de 157 quilômetros de Florianópolis, capital do Estado, e conta com diversos pontos turísticos encantadores.
Para os amantes da natureza e do mar, o título de “Nazaré brasileira” chama atenção. O apelido surgiu por causa das ondas gigantes registradas na região, uma referência à cidade de Portugal que possui as maiores ondas do mundo.
Arara de suporte emocional rouba a cena em entrevista ao vivo em SC
A Laje da Jagua, famosa pelas ondas, é uma formação rochosa submarina com cerca de dois quilômetros de extensão que foi descoberta por surfistas em 2003 e está localizada na costa de Jaguaruna.
Continua depois da publicidade
A característica geográfica do local permite que as ondas aumentem de tamanho ao se aproximarem da costa. De acordo com Argeu Vanz, oceanógrafo da Epagri/Ciram, o processo é semelhante ao que acontece em Nazaré, em Portugal, que também é conhecido pelas ondas gigantescas.
Cidade de SC é refúgio perfeito para idosos e surpreende com produção de bolachas artesanais
Para a Dante Gentil, Secretário de Turismo Jaguaruna, o local é muito importante para a atividade turística da região.
— O reconhecimento fortalece o segmento do surfe, especialmente o big surf, e cria um produto diferenciado para o nosso território. Já estamos trabalhando para regulamentar passeios de barco até a Laje da Jagua, onde as ondas se formam, oferecendo também experiências como o mergulho guiado e roteiros históricos. Temos o título, temos o território, agora é lapidar essa “pedra preciosa” e utilizá-la no momento certo — diz o secretário.
Desfiles da SC Fashion Week são marcados por sustentabilidade e inovação em Florianópolis
Paraíso do surfe: veja fotos da Laje da Jagua, a Nazaré Brasileira
Continua depois da publicidade
Em julho, um novo recorde de maior onda surfada no Brasil foi registrado na praia. O surfista Lucas Chumbo alcançou a marca de 14,82 metros, ultrapassando o recorde anterior de 13,7 metros do surfista Thiago Jacaré.
Turismo é forte na região
Apesar de ser conhecida pelas grandes ondas, Jaguaruna possui praias mais calmas, como a Esplanada e a Praia do Camacho. Esses locais são ideais para famílias e banhistas que preferem um ambiente mais tranquilo.
Outra atração popular em Jaguaruna é o chuveirão. Abastecido pela Lagoa do Arroio Corrente, o espaço conta com quedas d’água que fazem uma “hidromassagem” ao ar livre. O local é ótimo para se refrescar em dias de calor e relaxar em família.
Jovens catarinenses embarcam para o RJ para disputar vagas em campeonato na China
Segundo a Dante, Jaguaruna tem recebido um fluxo crescente de visitantes.
— Durante a temporada de verão, entre dezembro e fevereiro, o município registrou em torno de 300 mil turistas. Hoje, contabilizando pousadas, hospedagens formais e locações por plataformas digitais, são mais de 1.500 leitos disponíveis. Além disso, estamos observando um movimento cada vez maior fora da temporada. A chegada de turistas fortalece a economia, gera emprego e renda, e impulsiona a qualificação dos serviços ligados ao turismo — disse o secretário, em conversa com o NSC Total.
Continua depois da publicidade
Eventos e comemorações
De acordo com o Secretário de Turismo da região, Jaguaruna tem um calendário de festas bastante diversificado. Entre as festas e comemorações mais conhecidas estão:
- Festa da Melancia: já integra o calendário estadual de eventos e que valoriza um dos principais produtos da agricultura local;
- Festa da Tainha: preserva a cultura local, gastronomia e cultura açoriana;
- Festa do Divino Espírito Santo: tradicional festa religiosa
- CTG Estância do Retiro: o maior CTG do estado, o CTG Estância do Retiro movimenta a cidade com mais de 60 mil pessoas durante os dias que ocorrem.
Em SC, cidade mais acolhedora do Brasil “esconde” um jardim secreto inspirado na França
Como chegar
- De carro: o motorista deverá pegar a BR-101. A viagem de Florianópolis até a cidade leva cerca de duas horas.
- De avião: o Aeroporto Internacional de Florianópolis (FLN) e o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi (JJG) oferecem rotas diretas entre as cidades.
Veja vídeo com imagens da cidade
Leia mais
Navio carregado de containers é arrastado por vento forte em porto de SC
Ataque a cães em Imbituba motiva investigação e família faz vaquinha para pagar cirurgias






