O segundo dia da terceira edição do Santa Catarina Fashion Week (SCFW) contou com palestras e desfiles inovadores. Marcas catarinenses revelaram peças que uniram criatividade, inovação, sustentabilidade e muito brilho na noite desta quarta-feira (24) na Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
A terceira edição do evento acontece durante os dias 23, 24 e 25 de setembro na sede administrativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Florianópolis. Nesta quarta-feira (24), o evento contou com palestras e dois desfiles, que reuniram diversas marcas.
Regina Ferreira, advogada em Direito em Moda, realizou uma palestra sobre a importância do direito no mundo Fashion. Com exemplos de mercado, a advogada demonstrou de uma forma simples como essa área é necessária para pequenos e grandes criadores e produtores.
Em SC, cidade mais acolhedora do Brasil “esconde” um jardim secreto inspirado na França
Desfiles com peças inovadoras
Nesta quarta-feira (24), as peças apresentadas foram desenvolvidas pela União das faculdades e centros universitários do SENAI no Brasil (UNISENAI) e pelas marcas Difato, Soul Moda, Gusso Atêlie, Léia Gerke e Martti Joais, Gabbe e Mariza Dias.
Continua depois da publicidade
— Todas as marcas que desfilaram são catarinenses. Nosso objetivo é dar destaque para as marcas e produções do estado. Queremos enaltecer essa moda catarinense — disse Marina Nuernberg, consultora de estilo em Florianópolis e produtora da edição, em conversa com o NSC Total.
Evento gratuito para estudantes contará com atividades práticas de Tecnologia e Moda em Criciúma
Veja fotos do desfile
Com diversas propostas, cores e peças diferentes, as marcas uniram inovação com sustentabilidade. Entre as participantes, a Soul Moda foi o primeiro brechó da Grande Florianópolis a participar do evento, segundo as criadoras. A ideia era criar uma coleção que unisse sofisticação com criatividade, explorando a história e o futuro das peças.
— É a primeira vez que a moda circular está em pauta no Santa Catarina Fashion Week, estamos muito felizes e honradas! Há muito carinho, amor e dedicação em cada peça, mesmo que não tenham sido produzidas por nós, a gente consegue fazer com que essa peça tenha uma nova história — disse Ana Lúcia Lisbôa, de 43 anos, criadora da Soul.
Durante a abertura do desfile da marca, um vídeo foi divulgado no telão do evento. O conteúdo explicava a trajetória da Soul Moda e a frase “a peça mais sustentável é aquela que já existe” ganhou destaque na apresentação, que transmitiu o propósito e o objetivo sustentável da marca catarinense
Continua depois da publicidade
Com uma proposta sustentável e inovadora, a Soul Moda desfilou peças ao som de músicas nacionais, transmitindo brasilidade e leveza.
“Duro três meses”: no Lady Night, Bruna Marquezine brinca sobre duração dos relacionamentos
Sustentabilidade até nos acessórios
As peças sustentáveis da Martti Joias desfilaram em colaboração com os trajes da Léia Gerke no segundo dia de edição. Os acessórios da Martti Joais são feitos de argila e à mão. Para Marcia Campetti, de 56 anos e criadora da marca, o desfile foi a realização de um sonho:
— Fiquei muito lisonjeada de ter sido convidada para participar do evento no Sebrae. Ver as minhas joias no desfile me emociona até agora. Quando eu coloquei as joias nas modelos, eu contei a história de cada uma das peças para que elas pudessem sentir a emoção e desfilar — disse Marcia.
Além disso, diversas marcas trouxeram peças que uniram sofisticação com detalhes em crochê, retalhos e tecidos leves, mostrando que a nova estação já está chegando. Para finalizar a noite, as modelos desfilaram peças repletas de brilho do Gusso Atêlie.
Continua depois da publicidade
Durante os três dias de evento, estudantes do curso de moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) ajudam no planejamento e organização da Fashion Week. O último dia da SCFW acontece nesta quinta-feira (25) a partir das 17h30min, na sede administrativa do Sebrae, e deve contar com desfiles de peças masculinas e marcas internacionais.
Para Marina Nuernberg, produtora da edição, o evento já é um sucesso:
— Tivemos sold out em todos os dias de desfile, vendemos todos. No segundo dia (24) tivemos que até adicionar cadeiras no evento para acomodar todo mundo. As expectativas para o último dia estão gigantescas. Hoje teremos modelos masculinos desfilando na passarela e três marcas chilenas desfilando— disse Marina.
— Para o ano que vem a expectativa também é gigantesca. Ainda não podemos divulgar o local, mas será grande — revelou a profissional.
Leia mais
Jovens catarinenses embarcam para o RJ para disputar vagas em campeonato na China
Cidade de SC é refúgio perfeito para idosos e surpreende com produção de bolachas artesanais













