Durante uma entrada ao vivo no Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, quem roubou a cena não foi o repórter nem a entrevistada, mas Anita Garibaldi, uma arara de suporte emocional que resolveu subir na cabeça da tutora e lá permaneceu durante toda a conversa. A cena carinhosa aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), em Maracajá, no Sul de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A tutora, Ana Paula Rabello Gonçalves, é professora de biologia e tem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante a entrevista, contou que Anita é uma aliada fundamental no dia a dia. “Ela me traz segurança, me ajuda na respiração em momentos de crise”, disse.
Monitoramento registra 185 baleias-francas entre SC e RS na temporada 2025
Segundo Ana, a arara percebe sinais de agitação antes mesmo que ela os reconheça, como andar em círculos ou repetir movimentos. “Muitas vezes o autista não percebe que está desencadeando uma crise. Quando ela percebe esses sinais, ela vem até mim e faz com que eu perceba”.
Continua depois da publicidade
O contato com o animal, como afirma a tutora, é capaz de interromper crises. “Ao sentir o cheirinho dela, a gente oxigena o cérebro e libera neurotransmissores que trazem sensação de bem-estar”.
Inep corrige dados e curso de Medicina de universidade do Sul de SC sobe para nota 3
Além do apoio que recebe, Ana também se preocupa com o bem-estar da companheira. “Como vocês podem ver, ela se sente bem confortável, muito bem, muito acolhida e isso me faz bem”, apontou.
A professora ainda frisou que Anita, uma arara-canindé, está devidamente regularizada, tem microchip, anilha de identificação, certificado de origem e nota fiscal. Esses documentos, segundo ela, são fundamentais para garantir a procedência do animal e prevenir a associação ao tráfico ilegal. “É essencial que todo animal possua certificação e documentação completa”, reforçou.
Leia mais
Gato preso em árvore mobiliza protetores e gera crítica por demora em resgate: “Não é justo”
Continua depois da publicidade
Problema operacional deixa moradores de Criciúma e outras 5 cidades sem água





