O bilionário Donald Trump toma posse como o 47º presidente dos Estados Unidos em cerimônia nesta segunda-feira (20). A celebração ocorre no Capitólio, local símbolo da democracia americana e que também foi invadido por uma legião de apoiadores de Trump após a derrota dele nas urnas, em janeiro de 2021.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Trump deve fazer o juramento de posse por volta do meio-dia, em frente ao Capitólio. Em seguida, fará o discurso de posse. A previsão aponta que a solenidade deve ocorrer sob frio intenso, o que motivou a transferência da cerimônia para o lado de dentro do Capitólio – e não para a parte externa da sede do Congresso norte-americano, como costuma ocorrer. Os termômetros devem chegar a -6ºC durante a onda de frio que atinge o país.
A cerimônia vai contar com a despedida do presidente que deixa o cargo, Joe Biden, e da vice Kamala Harris, candidata derrotada nas eleições contra Trump em novembro de 2024. Um desfile com cerca de 7,5 mil participantes, entre militares, universitários e equipes esportivas deve anteceder a posse de Trump.
Após a posse no Capitólio, a programação do dia ainda prevê uma noite com uma série de bailes, ocasiões em que Trump deve fazer discursos para o público. As festividades de Posse do bilionário republicano já começaram no sábado (18), com uma recepção e fogos de artifício em um dos clubes de golfe de Trump, no estado da Virgínia. No domingo (19), o bilionário também discursou para apoiadores.
Continua depois da publicidade
A posse de Trump deve ser marcada por um forte esquema de segurança sem precedentes no país. A cautela ocorre depois de uma campanha presidencial marcada pela violência. Foram dois ataques com tentativas de assassinar Donald Trump no decorrer da campanha. No total, o país deve ter cerca de 25 mil policiais e militares envolvidos no esquema, com barreiras, atiradores nos telhados e drones no céu.
Bilionários da tecnologia entre os convidados
Entre os convidados da cerimônia devem estar o bilionário Elon Musk, homem mais rico do mundo e que vai compor a equipe de governo de Trump, além de outros chefes famosos e multimilionários da tecnologia como Jeff Bezos, da Amazon, Mark Zuckerberg, da Meta, e Tim Cook, da Apple. A banda Village People deve ser uma das atrações musicais dos bailes noturnos.
Os ex-presidentes norte-americanos como Barack Obama, Bill Clinton e George W. Bush também devem participar. A ex-primeira-dama Michelle Obama deve ser uma das ausências da cerimônia.
Entre os líderes internacionais, a primeira-ministra italiana e líder da extrema direita, Giorgia Meloni, e o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, vão participar.
Continua depois da publicidade
O governo brasileiro deve ser representado pela embaixadora em Washington, Maria Luiza Viotti. O ex-presidente Jair Bolsonaro, que está com passaporte retido em função de investigações sobre uma tentativa de golpe ao fim de 2022, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para comparecer ao evento, mas não conseguiu liberação da Suprema Corte.
Donald Trump tem 78 anos e assume pela segunda vez a presidência dos Estados Unidos. Ele é o presidente mais velho da história do país a assumir o posto. Após a posse, as expectativas se voltam para quais serão as primeiras ações do novo presidente norte-americano.
Durante a campanha, Trump prometeu decisões chocantes no primeiro dia no poder, em temas como imigração, taxas sobre produtos importados dos vizinhos México e Canadá, da China, além de questões energéticas e climáticas.
Leia também
Joe Biden deseja sucesso a Trump e fala de ameaças à democracia nos EUA
Moraes nega pedido de Bolsonaro para ir à posse de Trump nos Estados Unidos
Posse de Trump, dólar, escala 6×1, COP30: tudo em que você precisa ficar de olho em 2025