nsc
dc

Costão do Santinho Resort

Turismo em SC: Costão do Santinho Resort completa 30 anos de história em Florianópolis

Empreendimento de alto padrão fortalece o turismo catarinense, é referência em hotelaria no país e preserva natureza e cultura açoriana

20/05/2021 - 22h00 - Atualizada em: 21/05/2021 - 08h12

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
No Norte da Ilha, o Costão do Santinho movimenta o turismo catarinense, além de preservar a natureza e cultura da região
No Norte da Ilha, o Costão do Santinho movimenta o turismo catarinense, além de preservar a natureza e cultura da região
(Foto: )

A vocação turística de Santa Catarina tem sido construída ao longo de décadas e durante anos o estado vem colecionando prêmios importantes para o setor. Alguns fatores, como segurança, grande variedade de atrativos e possibilidades de experiências, belezas naturais espalhadas pelo litoral, serra e interior, e um povo hospitaleiro, contribuem para que SC seja conhecido mundo afora como um dos principais destinos turísticos brasileiros.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O turismo é responsável por 12% do Produto Interno Bruto (PIB), o que faz do setor um dos mais importantes para a economia do estado. De acordo com Diagnóstico Econômico e Plano de Retomada do Turismo Catarinense (elaborado pelo governo estadual), entre 2018 e 2020, o turismo movimentou cerca de R$ 33 bilhões de reais em SC. E as quase cem mil empresas de turismo registradas na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) são responsáveis pela geração direta e indireta de milhares de empregos em todas as regiões, o que torna esse ecossistema fundamental para o desenvolvimento socioeconômico catarinense.

Em 2020, Santa Catarina conquistou o título de "Melhor Estado do Brasil para Viajar" e o prêmio "O Melhor de Viagem e Turismo" (do site Viagem e Turismo, referência no setor) – em 18 edições, SC ficou 12 vezes em 1º lugar. Nessa edição, o estado conquistou, também, o prêmio em outras três categorias: melhor resort, melhor parque temático e melhor hotel fazenda. Entre os resorts brasileiros avaliados no prêmio "O Melhor de Viagem e Turismo" em 2020, o grande destaque da categoria foi, novamente, o Costão do Santinho Resort, de Florianópolis.

Belezas naturais, cultura e história se unem ao alto padrão de hospitalidade no Costão do Santinho Resort

Há 30 anos, o sonho do empresário Fernando Marcondes de Mattos de criar um empreendimento hoteleiro que preservasse o meio ambiente e as tradições de Florianópolis e que ajudasse a desenvolver o setor do turismo catarinense, tornando-se referência internacional, ganhou formas na praia do Santinho, norte da Ilha de Santa Catarina.

O Costão do Santinho Resort foi projetado e construído para oferecer uma estrutura hoteleira pioneira no país, mesclando unidades para hospedagem e unidades residenciais em um complexo único em sua essência.

> Produtos artesanais conquistam cada vez mais consumidores

Hoje, o complexo do Costão do Santinho oferece campo de golfe, trilhas ecológicas, quadras esportivas, piscinas, restaurantes – com o melhor da gastronomia açoriana, internacional e contemporânea – e o terceiro maior spa do Brasil, com mais de 30 opções de tratamentos para os hóspedes.

Os cuidados com o meio ambiente estão garantidos na cláusula pétrea desde a fundação do Costão do Santinho Resort, que prevê a preservação permanente da Mata Atlântica do entorno do empreendimento. O complexo hoteleiro foi construído em um terreno de quase um milhão de metros quadrados, dos quais 700 mil m² são de vegetação nativa preservada, e formam a Unidade de Conservação do Morro das Aranhas, uma das maiores Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) em área urbana do Brasil.

O empreendimento ajuda a manter viva a história da cidade, desde a preservação das inscrições rupestres na trilha do Morro das Aranhas, até os cuidados com os pescadores locais, que recebem apoio para que as tradições pesqueiras sejam mantidas na região.

Para Marcondes de Mattos, o reconhecimento conquistado pelo Costão do Santinho Resorts nesses 30 anos de história traz a certeza de que a inovação, o alto padrão de serviços, os cuidados de preservação da natureza e da cultura, e a geração de empregos contribuem de maneira determinante para o desenvolvimento do turismo catarinense.

Acompanhe o especial DC 35 anos

Leia também

Vocações: as potencialidades e os desafios das sete capitais de SC

Cidades inteligentes são tendência mundial; saiba como funciona o conceito que já chegou em SC

Colunistas