O frio se aproxima e a baixa temperatura aguça o paladar para pratos quentes como entrevero, feijoada e bruschettas, que aquecem os lares com refeições especiais. Complementados com bacon, linguiça Blumenau e também charque, são ainda mais saborosos quando produzidos de forma artesanal.

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Cada vez mais o consumidor tem buscado por produtos que sejam mais do que produtos. O sabor deve remeter a boas lembranças, o aroma ao cozinhar deve contar histórias e isso se faz presente, principalmente, na produção artesanal. Inspirado no toque “artesanalmente gostoso”, a empresa catarinense Calemba, referência no segmento de defumados, tem como propósito promover espaços de memória e afeto a partir do alimento.

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Com vasta gama de produtos, divididos entre linha tradicional, grill e série nobre, o Calemba tem crescido junto a tendência do mercado. Mesmo com a pandemia, a empresa cresceu 20% no ano passado, tendo como possível reflexo a maior permanência das pessoas estando e cozinhando em casa.

Outro fator que contribui com o aumento da busca pelos produtos, segundo a administração da empresa, é a qualidade. Para garantir o alto padrão, a empresa catarinense Calemba vem inovando no setor, aliando a tradição e preservação do sabor, junto ao avanço da tecnologia. De forma pioneira, a empresa faz uso de sistema para a rastreabilidade digital de alimentos, que permite saber de onde veio cada produto, desde a origem até a mesa do consumidor.

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Segundo a administração da empresa, o Sistema de Informação Operacional do Serviço de Inspeção (SIOSI) foi instalado em outubro do ano passado. O sistema evita fraudes e disponibiliza relatórios impressos, com compartilhamento via e-mail ou QR-CODE, tendo como objetivo modernizar a aplicação dos autocontroles manuscritos em digital. Com isso, a empresa está há um passo do SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção.

A empresa, que também é credenciada ao SIE – Serviço de Inspeção Estadual, oferece aos consumidores uma grande gama de produtos, com sabor autêntico e para diferentes perfis. Tendo o bacon como principal produto, o Calemba lançou recentemente o bacon em cubos de 100g, ideal para quem busca praticidade com pequenas porções. Além disso, todos os produtos possuem código de barras, para auxiliar a rede supermercadista.

Aliando tradição e inovação, Calemba lança bacon em cubos de 100g, preservando o sabor e oferecendo mais praticidade
Aliando tradição e inovação, Calemba lança bacon em cubos de 100g, preservando o sabor e oferecendo mais praticidade (Foto: Divulgação | Calemba)

Tradição artesanal agrega valor ao produto

Localizada em Santo Amaro da Imperatriz, o Calemba conta com unidade fabril de três mil metros quadrados e embora esteja em constante evolução e transformação, a tradição se mantém, com produtos artesanais e de qualidade diferenciada que agrega valor aos produtos.

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Ainda de acordo com a administração, os defumados são artesanais, quase que curados, em um processo realizado em estufa. O charque é seco ao Sol, como feito antigamente, e sem conservantes. A empresa não trabalha com essências ou níveis altos de conservantes e apresenta cuidado desde o corte até a embalagem.

O Calemba está presente nas grandes redes de supermercados, em 400 lojas em Santa Catarina. Sendo destaque no mercado catarinense, é considerado referência junto à rede supermercadista em defumados.

Como reflexo da qualidade dos itens, clientes também querem o produto em outras unidades fora do estado. Por isso, a meta é ampliar os negócios para redes varejistas do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

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