nsc

publicidade

Cultura

Turismo no Vale Europeu ganha destaque nacional

Evento em Blumenau reuniu autoridades para apresentar especial sobre a região do programa Globo Repórter

19/02/2016 - 14h22

Compartilhe

Por Redação NSC
Prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, foi um dos que discursaram na apresentação do programa
Prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, foi um dos que discursaram na apresentação do programa
(Foto: )

Gastronomia, cultura, festas típicas, natureza, religião e tradições preservadas formam a força turística do Vale Europeu, região formada por 49 cidades catarinenses entre o Vale do Itajaí que foi tema do primeiro Globo Repórter do ano. Nesta sexta-feira a equipe envolvida na reportagem, que passou por 11 cidades da região, apresentou o programa para autoridades que destacaram o potencial turístico do Vale Europeu.

::: Programa Globo Repórter abre temporada 2016 com reportagem sobre o Vale Europeu

- Temos que mostrar a região para o turismo nacional. Aqui existem dois pontos fundamentais: natureza e cultura, ambos originais. Hábitos e costumes que não são copiados ou vistos em outros lugares, ninguém mais tem isso - argumentou o presidente da Santur (Santa Catarina Turismo), Valdir Walendowsky.

A criação de roteiros foi um dos pontos abordados com relação ao Vale Europeu, como a rota da cerveja e a rota do cicloturismo. Para Walendowsky, as cidades precisam entender que o turismo é regional, e a junção dos atrativos de cada município forma o potencial turístico do Vale.

- A criação de roteiros é altamente estratégica e ajuda a espalhar o calendário turístico pelo ano inteiro. A Sommerfest em Blumenau vem perto da Festa Pomerana, em Pomerode, por exemplo. O calendário das cidades se une e potencializa o turismo na região - comentou o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes.

Para Bernardes há uma série de fatores que podem impulsionar o turismo na região, desde melhorias na rede hoteleira até acessos viários e aéreos. Especificamente em Blumenau, o prefeito ressalta que a criação de um centro de eventos é o foco atual:

- No Plano Municipal de Turismo é um dos objetivos principais que traçamos para podermos alavancar o turismo de negócios e eventos na cidade.

Durante a apresentação, representantes da secretaria de Turismo do Governo do Estado destacaram também a ótima temporada de verão no litoral catarinense, que recebeu mais de 5 milhões de turistas até o começo do mês.

Deixe seu comentário:

publicidade