nsc
    dc

    Ensino superior

    UFSC começa a distribuir computadores e planos de internet para volta às aulas

    Atividades de ensino na universidade serão retomadas no dia 31 de agosto em formato à distância

    24/08/2020 - 15h32 - Atualizada em: 24/08/2020 - 15h39

    Compartilhe

    Lucas
    Por Lucas Paraizo
    Computadores UFSC
    Computadores parados nas salas da universidade foram formatados e serão emprestados aos alunos
    (Foto: )

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começou a distribuição dos computadores que serão emprestados aos alunos para a volta às aulas em formato à distância. Suspensas desde a metade de março por causa da pandemia do coronavírus, as aulas da universidade serão retomadas no dia 31 de agosto, mas em formato 100% digital.

    Os estudantes que provaram à UFSC que não têm um computador ou um plano de internet em casa, e que não possuem condições financeiras, foram cadastrados em um programa de inclusão digital da universidade. O projeto prevê o empréstimo de computadores e um pagamento mensal de R$ 100 para custeio de internet.

    > Entenda o plano de retomada das aulas na UFSC

    Segundo a UFSC, 1377 estudantes de todos os campi fizeram o cadastro até o dia 20 de agosto. O formulário continua aberto e os alunos podem se inscrever para a ajuda no site http://www.inclusaodigital.ufsc.br. Podem participar do programa os estudantes de graduação e pós-graduação, além dos matriculados no ensino fundamental e médio do Colégio de Aplicação da UFSC.

    A UFSC investiu no aluguel e aquisição de equipamentos para o empréstimo aos alunos, mas está usando também os computadores parados nas salas da universidade. Em Florianópolis, por exemplo, os 176 computadores da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad) foram formatados e serão emprestados.

    Aulas voltam na semana que vem

    Seguindo o calendário aprovado pelo Conselho Universitário no dia 21 de julho, as atividades de ensino na UFSC serão retomadas na segunda-feira que vem, dia 31 de agosto.

    O planejamento prevê aulas à distância em um semestre de 16 semanas, com previsão de encerramento na semana de 14 de dezembro. A UFSC admite que só irá retornar as aulas presenciais quando houver segurança total e, possivelmente, com alguma vacina ou tratamento comprovado para a covid-19.

    Nos últimos meses a universidade fez adaptações na plataforma online e os professores passaram por treinamento para o ensino remoto.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Educação

    Colunistas