nsc
    dc

    Ensino

    UFSC decide volta às aulas em votação nesta sexta-feira

    Conselho Universitário vai analisar e votar projeto que estipula as medidas para o retorno das atividades na universidade

    15/07/2020 - 05h00

    Compartilhe

    Lucas
    Por Lucas Paraizo
    UFSC
    Aulas presenciais estão paradas desde a metade de março
    (Foto: )

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai decidir o plano de retomada das aulas nesta sexta-feira (17), em sessão extraordinária para o Conselho Universitário votar as propostas de retorno das atividades. O planejamento prevê a volta em três fases, inicialmente com aulas à distância, e encontros presenciais somente após o controle da pandemia do coronavírus em SC.

    As propostas foram apresentadas no fim de junho, em um relatório do Comitê de Combate à Pandemia da Covid-19, e foram analisadas por um comitê do Conselho Universitário.

    > Entenda o plano de retomada das aulas na UFSC

    Durante a sessão desta sexta, que irá começar às 9h e pode passar das 18h, podem ser votadas até 92 propostas para o retorno das atividades acadêmicas. Entre elas está a forma de realização das atividades não presenciais, a data da retomada (de três a cinco semanas após aprovação da proposta), se serão permitidos ou não o controle de frequência e a realização de atividades avaliativas, as responsabilidades para o acesso às plataformas de ensino, entre outras medidas. A volta das aulas na UFSC irá proporcionar 16 semanas letivas do semestre 2020/1, com duas semanas de recesso e retomada do semestre 2020/2 na semana 19. As datas serão definidas após a aprovação do Conselho.

    - Eu tenho certeza que a sessão do dia 17 vai responder à altura os questionamentos que recaem sobre a UFSC. Teremos, ao final, uma normativa que respeita a ciência, ouve a comunidade e atende de forma inclusiva e ampla toda a comunidade de estudantes em todos os níveis - afirmou o reitor, Ubaldo Cesar Balthazar.

    A sessão do Conselho Universitário será feita remotamente, com transmissão ao vivo pelo YouTube

    Antes mesmo da aprovação do conselho, a UFSC já abriu um sistema de registro prévio do Programa Emergencial de Inclusão Digital, que vai oferecer computadores e acesso à internet para estudantes que não tem condições financeiras. O objetivo é garantir o acesso de todos às aulas através da internet até o retorno das atividades presenciais. O formulário está disponível no site da UFSC.

    Segundo a universidade, cerca de 1500 alunos já se inscreveram no programa. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis está fazendo um levantamento de todos os computadores disponíveis para empréstimo aos alunos e, ao mesmo tempo, encaminhando processos de aluguel e compra de equipamentos, caso seja necessário.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Educação

    Colunistas