A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se manteve entre as melhores universidades brasileiras no ranking internacional QS World University Rankings 2026, divulgado nesta quinta-feira (19). A instituição subiu duas posições e avançou do 10º para o 8º lugar. A UFSC foi a única instituição de SC no levantamento, que avalia 1,5 mil universidades de todo o mundo.
Continua depois da publicidade
Embora tenha subido na comparação entre as universidades brasileiras, no ranking mundial a UFSC perdeu posições. A instituição ficou no grupo entre as posições 801 e 850, ao lado da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade de Brasília (UnB). No ano anterior, a universidade catarinense estava na faixa de posições entre 781 a 790.
Confira as melhores universidades brasileiras no ranking
O ranking é elaborado pela Quacquarelli Syminds, empresa britânica especializada em educação. São analisadas instituições de ensino de mais de 100 regiões de todo o mundo. Entre os requisitos avaliados estão reputação acadêmica, reputação do empreendedor, proporção de docentes por estudantes, citações de docentes, resultados de emprego e rede internacional de pesquisa.
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) novamente foi considerado a melhor universidade do mundo, liderando o ranking. O Imperial College, de Londres, e a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, completaram o pódio do levantamento.
Continua depois da publicidade
Leia também
Conselho Universitário da UFSC aprova mudança em nome de campus em Florianópolis
De Marte para SC: UFSC traz tecnologia de análise de solo utilizada pela Nasa ao Estado
Como é o novo laboratório da UFSC com supercomputador para desenvolvimento de IA







