A Mercedes-Benz fornece carros ao Vaticano há 94 anos e, nos últimos 45 anos, o papa Francisco utilizou os conhecidos papamóveis baseados no Classe G. Em dezembro passado, pela primeira vez, o papamóvel passou a ser um modelo totalmente elétrico.

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O CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius, entregou pessoalmente ao papa Francisco um veículo exclusivo, feito à mão, baseado no novo Classe G elétrico.

Desenvolvido em colaboração com o Vaticano, o veículo atende a altos requisitos e possui uma transmissão elétrica adaptada para as velocidades exigidas em aparições públicas, alinhando-se com os princípios da encíclica “Laudato Si”, que trata da necessidade do desenvolvimento sustentável.

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Uma equipe de especialistas de Graz, Sindelfingen, e Roma colaborou por cerca de um ano em um projeto, com a gestão realizada em Roma. Em Graz, a equipe adaptou o sistema de transmissão elétrica, enquanto os especialistas de Sindelfingen foram responsáveis pela produção da carroceria, acessórios internos e equipamentos personalizados com artesanato tradicional.

Veja imagens do papamóvel

Detalhes do papamóvel elétrico

A transmissão elétrica do novo G580 com tecnologia EQ foi adaptada para aproveitar ao máximo as vantagens dos quatro motores próximos às rodas, especialmente para viagens lentas em aparições públicas.

O banco corrido na parte traseira foi trocado por um assento único centralizado e ajustável, que é giratório, permitindo interação com o público de vários ângulos. Além disso, dois assentos individuais foram adicionados aos lados para passageiros extras.

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Para proteção em condições adversas, um teto rígido separado foi adicionado. A porta traseira esquerda foi restaurada em estilo tradicional a partir de uma única peça, enquanto as dobradiças da porta traseira do lado direito foram movidas para o lado oposto.

Assim como os papamóveis anteriores, o veículo é pintado externamente no clássico branco pérola.

Quase um século de papamóveis

A Mercedes-Benz fabrica veículos para o papa há quase 100 anos, começando com um Nürburg 460 Pullman Sedan para o papa Pio XI, em 1930. O contrato foi conquistado por oferecer um design que acomodava dignitários e funcionários.

Na década de 1960, João XXIII recebeu um Landaulet 300, seguido por Paulo VI, que utilizou um Landaulet 600 Pullman e um 300 SEL.

Nos anos 1980, João Paulo II usou o primeiro papamóvel, um G da série 460, e, a partir de 2002, um G 500 da série 463, que também foi usado por Bento XVI e Francisco.

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Modelos baseados no Classe M e GLE foram empregados em algumas ocasiões. Após sua aposentadoria, alguns papamóveis foram expostos no Vaticano e no Museu Mercedes-Benz em Stuttgart, na Alemanha.

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

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