O canto esquerdo da Praia de Guararema, única praia de São José, está própria para banho, segundo as quatro últimas amostras de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Localizado no bairro Ponta de Baixo, o balneário não tinha o resultado positivo desde julho de 2023, quando a praia foi considerada apropriada para banhistas entrarem no mar pela última vez.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Antes de 2023, a praia só tinha sido considerada própria em agosto do ano anterior. Em quatro anos, a praia esteve própria apenas quatro vezes.

De água clara e praticamente sem ondas, o local possui uma faixa de areia curta, com um deck adjacente de 150 metros que leva aos restaurantes e bares que movimentam a região.

Segundo o superintendente da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de São José, Rubens Júnior, a balneabilidade é resultado de ações integradas de diversas secretarias municipais, como a fiscalização da Vigilância Sanitária e a redução de ocupações irregulares, além do desassoreamento dos rios e valas.

Continua depois da publicidade

Ele também mencionou a cobrança para que as obras da Casan estejam em dia e destacou a expectativa de melhorias com a inauguração da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Potecas, prevista para ocorrer no final deste ano.

Revitalização do balneário

Em 2015, a Prefeitura de São José realizou obras de revitalização no bairro Ponta de Baixo, incluindo a Praia de Guararema. À época, foi construído um trapiche e a orla da praia foi reformada.

O trapiche possui 77 metros na parte fixa e 36 metros flutuantes, feito com concreto e PVC. De acordo com a prefeitura, o objetivo da construção é facilitar o recebimento de barcos de pesca. Além disso, a população também pode apreciar a vista e o mar no trapiche.

O pedido da revitalização do espaço foi apresentado como uma reinvindicação da população por moradores do bairro em audiências. Durante a reforma, também foi construído um recuo para embarque e desembarque de barcos.

Continua depois da publicidade

Balneabilidade

De acordo com o IMA, um ponto é considerado próprio quando em quatro das últimas cinco coletas o resultado de concentração de E. coli for inferior a 800 NMP/100mL.

O resultado pode ser afetado por chuvas fortes em dias anteriores ao recolhimento das amostras, extravasamentos de estações elevatórias de esgoto, saturação de solos contaminados e ligações clandestinas em drenagem pluvial.

Veja a situação das últimas quatro amostras da Praia de Guararema

DataCondição*Chuva nas últimas 24 horas**Concentração de E. coli (NMP/100mL)
18/03/2025PRÓPRIOAusente226
11/03/2025PRÓPRIOAusente295
06/03/2025PRÓPRIOAusente63
25/02/2025PRÓPRIOAusente98

Como chegar

Do Centro de Florianópolis até a Praia de Guararema, é necessário percorrer cerca de 17 quilômetros. Já do Centro de São José, o trajeto é mais curto, de apenas seis quilômetros.

Continua depois da publicidade

Para quem sai de Palhoça, o caminho é de sete quilômetros.

Veja fotos

Leia também

Com muito amor ao samba, Teresa Cristina vem à 11ª Maratona Cultural de Florianópolis

Ladrão aproveita ida de motorista ao banheiro e foge com ônibus em Balneário Camboriú