Investir em qualificação profissional é uma das maneiras mais eficientes para se destacar da concorrência e conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Em tempos de crise e incertezas, como o que estamos atravessando em função da pandemia de Covid-19, além de desenvolver os conhecimentos e as habilidades técnicas e comportamentais, é preciso recriar formas para ser notado pelos empregadores.
Continua depois da publicidade
Sabendo disso, a Unicesumar lançou recentemente o Plug, uma plataforma gratuita de empregabilidade e aperfeiçoamento, que une estudantes, comunidade e empresas, oferecendo o que há de melhor em conteúdo sobre carreira, oportunidades de estágio e vagas de emprego.
– Além do ensino de qualidade que oferecemos em nossos cursos de graduação e pós-graduação, com o Plug, as pessoas terão acesso a materiais fundamentais para que conheçam as tendências e se mantenham capacitadas para os desafios do mercado, começando pela construção de um bom currículo, aprendendo técnicas para realizarem uma boa entrevista de emprego, recebendo dicas de como melhorar o perfil do LinkedIn como fazer network, entre outras ações – explica William de Matos Silva, pró-reitor da EAD Unicesumar.
Outro grande diferencial da plataforma é a inovadora função de combinar as competências de um candidato (elencadas no currículo cadastrado) com os requisitos das vagas anunciadas. Desse modo, a assertividade aumenta consideravelmente.
Certificação automática na plataforma
Os estudantes da EAD Unicesumar contam com um importante diferencial no uso do Plug: cada disciplina concluída no curso de graduação ou pós-graduação gera uma certificação que atesta as competências desenvolvidas na matéria estudada, criando, assim, um currículo mais completo e competitivo.
Continua depois da publicidade
O objetivo inicial da plataforma é preparar os usuários para as adversidades do mercado. Para tanto, já estão disponíveis testes de perfil e de competências profissionais, currículo pré-estabelecido para preenchimento rápido e orientações sobre como construir um bom documento, além de dicas, gestão de vagas e entrevistas, artigos, e-books, cursos livres e muito mais. Todo conteúdo é produzido com foco em empregabilidade, desenvolvimento profissional e aperfeiçoamento de carreira, e o acesso é gratuito.
– Quando determinada empresa cadastra sua oportunidade de trabalho, ela indicará quais são os requisitos necessários para preenchimento da vaga. Dessa forma, o Plug cruzará os dados entre currículos e vaga, e apresentará o percentual de aderência, que pode variar de 0% a 100% – afirma Andressa Felcar de Souza, gerente de carreiras da EAD Unicesumar.
Afinal, quais são as qualidades profissionais mais desejadas pelas empresas?
Conquistar uma boa colocação no mercado depende de uma série de fatores. Mais que um bom currículo, os candidatos devem construir um conjunto competências e habilidades que correspondam às expectativas da empresa / vaga desejada.
Há muita gente qualificada tecnicamente na disputa pelas melhores vagas, por isso, é importante desenvolver habilidades específicas, relativas à profissão (as chamadas hard skills), conquistadas em cursos de graduação, pós-graduação, idiomas, cursos técnicos, aquisição de certificações etc.), sem perder o foco nas soft skills, que são as habilidades subjetivas (como ética, resiliência, flexibilidade, entre outras).
Continua depois da publicidade
Durante o processo seletivo, os recrutadores avaliam o currículo e os conhecimentos específicos dos candidatos, que são pontos fundamentais, mas também buscam conhecer outros talentos que diferenciam uns dos outros, a fim de saber qual o mais capacitado para preencher a vaga.
Por essa razão, é importante investir na continuidade da educação formal, pois demonstra vontade de aprender e de se manter atualizado – o ensino a distância é uma excelente opção para quem deseja conciliar estudo e trabalho – sem perder de vista as habilidades sociais e emocionais.
Entre as qualidades profissionais mais esperadas pelos recrutadores, destacamos:
• Raciocínio analítico: Que permite analisar questões e problemas do dia a dia, buscar soluções e ser capaz de colocá-las em prática de maneira efetiva.
• Liderança: Mesmo que a vaga não seja para um cargo de coordenação ou gerência, a capacidade de liderar uma equipe, guiando as ações sem autoritarismo é um ponto positivo no recrutamento e pode ser um diferencial em uma futura promoção.
Continua depois da publicidade
• Trabalho em equipe: Tão importante quanto saber liderar é conseguir se colocar como parte de uma equipe, isto é, trabalhar conjuntamente, com pessoas com habilidades diversas, sabendo qual o seu papel dentro do grupo a fim de buscar um objetivo comum.
• Domínio da tecnologia: A transformação digital não é nenhuma novidade, mas ir além do conhecimento básico e dominar a tecnologia, pesquisar as novidades e usar os recursos disponíveis a seu favor, para criar processos mais ágeis e assertivos é uma habilidade valorizada.
• Flexibilidade: O profissional que consegue se adaptar aos diferentes cenários, reagir positivamente às mudanças e interagir com facilidade à nova realidade é bastante valorizado pelas empresas. Normalmente, pessoas formadas em cursos EAD costumam se destacar no quesito flexibilidade e resiliência, muito em função da própria metodologia da modalidade, que dá mais autonomia aos estudantes.
• Positividade e criatividade: Pessoas que tendem a ter atitudes positivas diante dos problemas e a buscar saídas criativas, contribuindo para o bem-estar dos colegas e para a qualidade de vida no trabalho, costumam se destacar dentro de uma equipe.
Continua depois da publicidade
• Comunicação: As habilidades de comunicação (escrita ou verbal) podem ser desenvolvidas durante toda a vida acadêmica, mas devem ser treinadas mesmo após a conclusão dos estudos. Independentemente do cargo ou da área de atuação, conseguir se comunicar com clareza é necessário tanto para o convívio quanto para garantir o andamento dos processos.
A qualificação profissional por meio da educação continuada é uma das melhores maneiras de aprimorar as habilidades mais requisitadas pelo mercado, e o EAD desponta como uma forma de se conquistar formação prática e teórica e ainda favorece a interação social e a criação de redes de contatos, mesmo com disciplinas cursadas remotamente.
Para saber mais sobre empregabilidade e mercado de trabalho, acesse a Plataforma Plug