Nesta sexta-feira (10), foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Nova Brasília – Elias Vicente. Com investimento de mais de R$ 3 milhões, o novo espaço possui uma área de 752 m². O antigo prédio, onde funcionava a unidade até então, será utilizado para abrigar a Biofábrica do Método Wolbachia.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Conforme Grasiela Florêncio Medeiros, responsável pela gestão da unidade, a nova sede possui um espaço maior que o anterior. 

— Hoje é a inauguração oficialmente, mas já estamos em atividade, com exceção da sala de vacinas que precisa da liberação do estado. Além da estrutura, temos novos serviços que passamos a oferecer, como a sala de coletas laboratoriais, que está estruturada, dois consultórios odontológicos e ampliação da equipe. A gente atende uma população de aproximadamente 14,5 mil habitantes, precisava dessa ampliação do espaço e da equipe — avalia.

Veja fotos da inauguração

Continua depois da publicidade

Esta nova UBSF foi construída para homenagear um dos líderes comunitários da região. A Secretária da Saúde de Joinville, Tânia  Eberhardt, afirma que a ideia partiu do vereador Adilson Girardi e que logo foi abraçada pela prefeitura.

— Elias Vicente foi um líder comunitário que sempre esteve presente em todos os momentos importantes das lutas e das reivindicações da comunidade. Nós estamos muito felizes — destaca.

Antigo prédio segue em reforma

O antigo prédio da UBSF do Nova Brasília segue em reforma para abrigar a Biofábrica do Método Wolbachia. Este procedimento é utilizado para combater a transmissão das doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti.

— Como essa nova UBSF seria inaugurada, a gente viu que aquele prédio ainda estava bom, embora precise de reforma. Acho que a comunidade vai ser privilegiada — explica Tânia.

Continua depois da publicidade

Essa estratégia consiste em introduzir a bactéria Wolbachia nos mosquitos, que não causa danos aos seres humanos. Outras cinco cidades brasileiras também estão recebendo esse método. Joinville foi o sexto município a ser escolhido pelo Ministério da Saúde. 

Leia mais

Campanha em Joinville encerra coleta de doações com 600 toneladas enviadas ao RS

Campanha sobre uso de celular no trânsito é lançada em Joinville

Após falta de vacinas contra Covid-19, Ministério da Saúde envia doses para SC

Destaques do NSC Total