Construído no bairro Canasvieiras, o casarão que vai abrigar os novos laboratórios da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebeu um investimento de R$ 10 milhões para reformas. Integrado ao Sapiens Parque, o projeto integra as novidades apresentadas nesta quinta-feira (11).
Continua depois da publicidade
Com aproximadamente 500 metros quadrados, o espaço vai abrigar dois espaços de alta tecnologia pioneiros em Santa Catarina. O BeLab, voltado à área da saúde, será o primeiro laboratório universitário de Santa Catarina a trabalhar com os chamados fresh frozen cadavers, que possibilitam simulações realistas para formação médica e cirúrgica.
Já o Laboratório de Usos Modernos da Energia (Lumen) desenvolverá projetos voltados à transição energética, com foco em soluções para carregamento de veículos elétricos, expansão da energia fotovoltaica e gestão de risco de apagões. As informações haviam sido divulgadas anteriormente pelo colunista Renato Igor, do NSC Total.
Veja fotos do projeto da Univali
Quando o novo casarão ficará pronto?
A reforma do casarão deve ser entregue em março de 2026 e o início das aulas das primeiras turmas de pós-graduação está previsto para abril do mesmo ano.
— Estamos dando um passo importante no projeto da Univali de contribuir cada vez mais com o desenvolvimento de Santa Catarina. O casarão é o início de um projeto que vai unir ciência, tecnologia e inovação, ampliando nossa presença em Florianópolis e gerando mais oportunidades de conexão entre profissionais, estudantes, pesquisadores e empresas — destacou anteriormente o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
Continua depois da publicidade
A parceria entre a Univali e o Sapiens Parque foi firmada em março de 2025. O contrato prevê a instalação gradativa de um novo campus universitário dentro do parque, em área com potencial construtivo de 5,6 mil metros quadrados.
Segundo a instituição, a Univali irá alinhar o plano de expansão após o início das atividades no casarão reformado. A instalação do novo campus no empreendimento deve ocorrer de forma gradativa nos próximos anos.
Qual a história do casarão da Univali?
Erguido em meio ao verde de Canasvieiras, o casarão que vai abrigar os novos laboratórios da Univali no Sapiens Parque tem papel marcante na história de Santa Catarina.
O local foi construído em 1969 e se tornou sede da Colônia Penal Agrícola “Desembargador Urbano Salles”. A iniciativa foi pioneira no sistema penitenciário estadual voltada à ressocialização por meio do trabalho.
Continua depois da publicidade
Com o passar dos anos, o espaço ganhou novos usos: acolheu alunos da Escola Básica Municipal Osmar Cunha e, mais tarde, tornou-se sede administrativa do Sapiens Parque, reunindo decisões estratégicas que ajudaram a impulsionar o ecossistema de inovação do Norte da Ilha.
*Sob supervisão de Vitória Loch





