Edcley Teixeira, estudante de medicina, negou que tenha fraudado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 e falou que as semelhanças entre as questões exibidas por ele em uma live e as aplicadas na prova foram uma “coincidência”. As declarações foram feitas em uma entrevista ao Fantástico na noite deste domingo (23).

Continua depois da publicidade

O universitário afirmou que as perguntas que compartilhou com os seguidores durante uma transmissão ao vivo estavam em um concurso do Prêmio CAPES Talento Universitário de 2023, evento promovido pelo Ministério da Educação.

Segundo ele, havia um padrão de questões similares, o que lhe levantou a suspeita de que poderiam ser “pré-testes” do Enem, uma prática comum no processo de elaboração da prova. Ele também admitiu ter pago alunos para memorizar as perguntas.

— É uma forma de publicidade que hoje eu considero infeliz […] Não existia nenhum termo de compromisso, não existia nenhum termo de sigilo, não existia nem um edital — disse.

O computador, celular e documentos de Edcley foram apreendidos na manhã de sábado (23) pela Polícia Federal (PF). As acusações de fraude começaram a circular na internet logo após o encerramento do segundo dia de provas do Enem, realizado em 16 de novembro, que reuniu quase 5 milhões estudantes em todo o país.

Continua depois da publicidade

Compare questões mostradas na live e presentes no Enem

Entenda

O Enem 2025 virou alvo de polêmicas após três questões do vestibular serem canceladas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por suspeita de quebra de sigilo ou ato de má-fé.

Os rumores sobre um suposto vazamento de questões do Enem começaram a circular nas redes sociais na noite de segunda-feira (17), um dia após o segundo dias de provas.

No dia 11 de novembro, cinco dias antes, o estudante de medicina Edcley Teixeira fez uma live no Youtube na qual mostrou ao menos cinco questões quase iguais às que caíram na avaliação oficial. Algumas, inclusive, têm os mesmos números cobrados dos candidatos.

Continua depois da publicidade

Segundo o Inep, as três questões anuladas foram:

  • Fotossíntese: (115 na cinza; 121 na amarela; 132 na verde; 123 na azul)
  • Grito: (118 na cinza; 115 na amarela; 135 na verde; 132 na azul)
  • Parcelamento de R$ 60 mil: (172 na cinza; 178 na amarela; 168 na verde; 174 na azul)

O que diz o Inep?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou que três questões do Enem 2025 foram anuladas após identificar relatos de antecipação de itens semelhantes aos aplicados nas provas.

“O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição”, disse o Inep, no comunicado.

O comunicado também informa que a Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e a eventual autoria da divulgação das questões, investigando possível quebra de sigilo ou ato de má-fé.

Continua depois da publicidade