nsc
    an

    Descaso

    UTI fica sem ar-condicionado no Hospital Regional de Joinville em dia de 40 °C

    Pacientes e profissionais da unidade enfrentam a situação desde a última terça-feira (2), quando o problema começou

    04/02/2021 - 19h13 - Atualizada em: 05/02/2021 - 10h53

    Compartilhe

    Patrícia
    Por Patrícia Della Justina
    Hospital Regional Hans Dieter Schmidt
    Hospital Regional Hans Dieter Schmidt
    (Foto: )

    O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt de Joinville está sem ar condicionado desde a última terça-feira (2). Só nesta quinta (4), a cidade registrou sensação de calor de 61°C. A unidade atende atualmente 39 pacientes. O motivo informado pela Secretaria de Estado da Saúde é que o problema teria sido um defeito no equipamento que leva o ar da central para a UTI.

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

    - Dá uma agonia tremenda. A pessoa está deitada, com ferida, com coisa para ser arrumada e cheia de cateter. Então é muito desconfortável você saber que um parente está lá dentro desse jeito, sem a comodidade do ar condicionado que é na verdade um direito deles - pontua a familiar de um paciente. 

    Outra familiar que foi visitar o pai na unidade relata indignação com a situação. Ele está internado há um mês na unidade e se recupera de uma cirurgia no coração. Segundo ela, essa não é a primeira vez que a situação acontece. 

    > Por que a sensação de calor em Joinville atingiu 61°C nesta quinta-feira

    - Foi horrível. Ver ele deitado naquela cama, sem poder se mexer. É horrível, muito desumano mesmo - destaca. 

    Na quinta-feira (4), a Secretaria de Estado da Saúde informou que os trâmites para contratação emergencial de empresa para conserto do aparelho no Hospital Regional já estavam sendo realizados. A previsão era de que o serviço fosse executado até a próxima semana.

    Previsão de conserto

    Na manhã de sexta-feira (5), o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt informou que o processo para contratação da empresa foi finalizado e a aquisição do novo compressor foi realizada com uma empresa de São Paulo. A expectativa é de chegada da peça em Joinville até o fim da manhã.

    Segundo o hospital, a empresa contratada para a manutenção já está no local para dar início aos reparos. Conforme os técnicos, todo o processo deve levar cerca de oito horas para a completa finalização. A previsão é de que o ar central da CTI volte a funcionar nesta sexta-feira.

    Ainda de acordo com a Secretaria, também está em fase de conclusão um outro processo de licitação para a manutenção preventiva dos condicionadores de ar de hospitais de todo o estado. 

    > Médicos de Joinville são indiciados por fraudar registro de ponto no Hospital Regional

    Colunistas