Pesquisadores do Laboratório de Imunologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveram uma nova vacina contra a Covid-19. A inovação no processo é o uso da Biologia Sintética para realizar uma combinação entre a bactéria BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), que atua contra a tuberculose, e o coronavírus. O objetivo desse método é, futuramente, realizar um imunizante que responda contra ambas as doenças.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

O projeto é uma colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Butantan, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Cambridge (Inglaterra) e Karolinska Institutet (Suécia). O grupo chegou ainda a publicar um artigo, que descreve os testes pré-clínicos realizados em laboratório e animais, em um dos mais respeitados jornais de imunologia do mundo.

— Nós estamos mostrando inovação, que é um protótipo vacinal à base da BCG, que se mostrou altamente efetiva contra a covid-19 em um modelo animal. Nós descrevemos uma técnica de BCG recombinante, que usa antígenos (ou pedaços) dos vírus SAS-CoV-2 inseridos na bactéria da BCG — explica o professor e coordenador do Departamento de de Microbiologia, Andre Luiz Barbosa Báfica.

Biologia Sintética

Para explicar como o processo funciona Báfica define como “uma espécie de engenharia na biologia” no qual envolve um trabalho incansável por parte dos pesquisadores — Você vai lá no DNA da bactéria e coloca um pedaço de DNA que codifica antígenos do coronavírus (…) Envolve muitos passos de biologia molecular e bacteriologia para selecionar a bactéria recombinante de interesse. — afirma.

Continua depois da publicidade

Mas apesar dos avanços, o professor frisa que é apenas a fase inicial — “Este é um trabalho pioneiro que demonstra que um protótipo vacinal poderia ter ação contra a tuberculose e covid. Mas para chegar a esta fase ainda é preciso um longo caminho”, destaca.

*Sob supervisão Lucas Paraizo

Leia também:

Como vai funcionar o programa Universidade Gratuita em SC

UFSC é a 10ª melhor universidade brasileira, segundo ranking mundial

Destaques do NSC Total