nsc
    santa

    Pandemia

    Vacinação contra a Covid-19: Blumenau pretende imunizar 70 mil pessoas dos grupos prioritários

    Elas serão imunizadas em quatro fases; expectativa é que primeiras doses sejam enviadas até o final deste mês

    14/01/2021 - 05h00

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    Profissionais da saúde na Vila Germânica, em Blumenau, atendendo casos de coronavírus
    Vila Germânica, que possui ambulatório para casos suspeitos, deve se tornar ponto de imunização
    (Foto: )

    Cerca de 70 mil pessoas estão nos grupos prioritários da campanha de vacinação contra o coronavírus em Blumenau. O número foi informado pela vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB) na live do Santa 3 por 4 desta quarta-feira (13). Ela, que também coordena a comissão que elabora o Plano Municipal de Imunização, contou que será necessário agendar um horário para receber a dose.

    > Receba notícias de Blumenau por WhatsApp. Clique e entre no grupo do Santa​.

    Ainda não há informações da quantidade de vacinas que serão disponibilizadas ao município na primeira remessa. O número que virá em cada lote será decisivo para a organização da aplicação na população. Em um primeiro momento, como antecipou o colunista Evandro de Assis, a prefeitura optou por centralizar a vacinação em um único endereço. Maria Regina disse que ainda não há certeza, mas a Vila Germânica provavelmente será o lugar escolhido.

    A imunização das 70 mil pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (veja abaixo) pode levar meses para ocorrer. Os demais só serão vacinados após esse período. Equipes formadas pelos mais de 70 técnicos e enfermeiros irão aos hospitais vacinar os trabalhadores da saúde e às casas asilares para imunizar os idosos.

    — Em campanhas temos a possibilidade de estender para mais de 150 profissionais entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas para ter equipes suficientes — garantiu.

    Para evitar aglomerações, moradores terão de agendar um horário pelo aplicativo Pronto, site da prefeitura ou por telefone. Detalhes serão divulgados após a chegada das doses. A vice-prefeita está otimista quanto à data.

    Vacinação em janeiro

    Em live da prefeitura na noite desta quarta, o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck, disse esperar que até o final de janeiro o primeiro lote seja enviado a Blumenau.

    — Nós já trabalhávamos com essa data para início da vacinação. Agora com o plano fechado facilita a operacionalização —contou o secretário.

    > SC espera ter vacina contra o coronavírus até o começo de fevereiro, diz secretário de Saúde

    Fases de vacinação

    A vacinação dos grupos prioritários será em quatro fases, assim como orienta o Ministério da Saúde.

    - Primeiro devem ser vacinados os trabalhadores da saúde, a população idosa a partir dos 75 anos de idade, as pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e a população indígena.

    - Na segunda fase, a previsão é de que serão vacinadas pessoas de 60 a 74 anos.

    - No terceiro momento, a imunização será em pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, entre os quais portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares.

    - Na quarta e última fase, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional estão incluídos.

    Assista ao Santa 3 por 4

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas