nsc
dc

Coronavírus

Vacinação de adolescentes já começou em sete capitais do Brasil; saiba quais

Em SC, cronograma de imunização do público de 12 a 17 anos será definido até final do mês

17/08/2021 - 13h41

Compartilhe

Fernanda
Por Fernanda Mueller
Anvisa aprovou apenas a vacina da Pfizer para adolescentes
Anvisa aprovou apenas a vacina da Pfizer para adolescentes
(Foto: )

Sete capitais do Brasil já começaram a vacinar pessoas abaixo de 18 anos: Porto Alegre (RS), Manaus (AM), São Luís (MA), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Campo Grande (MS). Florianópolis ainda aguarda a definição do Estado para começar a imunização de adolescentes.   

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

Manaus, São Luís e Rio Branco já estão imunizando todas as pessoas entre 12 e 17 anos. Campo Grande vacina pessoas acima de 15 anos e Boa Vista o grupo de 17 anos. Porto Alegre e Macapá iniciaram a vacinação dos adolescentes, mas apenas para aqueles com comorbidades. 

A partir desta quarta-feira (18), São Paulo também entrará para a lista das capitais que começaram a vacinação de adolescentes. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou que público de 12 a 17 anos será imunizado. 

Vacinação de adolescentes em Santa Catarina 

O calendário do governo de Santa Catarina prevê que até 31 de agosto todo o público acima de 18 anos deverá tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, abrindo espaço então para a imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos. 

Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive), nos próximos dias uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) entre os secretários de saúde municipais e o secretário de Estado, André Motta Ribeiro, vai organizar o cronograma e a logística de vacinação deste público. 

Uma das possibilidades é iniciar a vacinação do grupo com comorbidades e só depois avançar para todas as pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos. 

> Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

Quais vacinas podem ser aplicadas em adolescentes no Brasil? 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou apenas a vacina da Pfizer para adolescentes. Por isso, até o momento, esse é o único imunizante utilizado no público entre 12 a 17 anos.  

Em 30 de julho, o Instituto Butantan fez o pedido para que a faixa etária de 3 a 17 anos seja incluída na bula da vacina Coronavac, mas ainda aguarda aprovação. A Janssen está conduzindo um estudo, autorizado pela Anvisa, para ampliar a indicação de idade do imunizante.

Terceira dose da vacina contra Covid será necessária?

Leia também:

A variante delta do coronavírus é mais perigosa e tem sintomas diferentes das outras? Entenda​

Eficácia das vacinas contra as variantes da Covid-19​

Efeitos colaterais da Pfizer; veja os sintomas mais relatados

Mutação Gama Plus do coronavírus foi identificada em amostra de SC, dizem pesquisadores

Colunistas