A área de isolamento da rara foca-caranguejeira (Lobodon carcinophaga) encontrada entre Laguna e Imbituba, no Sul de Santa Catarina, foi destruída por vândalos na noite de quinta-feira (15). O animal vinha sendo monitorado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) desde o início da semana, após o registro inédito da espécie no Trecho 1 do projeto.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo o PMP-BS, a foca apresentava-se saudável e com comportamento natural de descanso na última avaliação médica. O isolamento da área havia sido reforçado, com placas informativas e alertas sobre a distância segura e o espaço do animal.

Durante mais uma avaliação, nessa sexta-feira (16), a equipe técnica se deparou com a placa informativa vandalizada, ferros de isolamento furtados e marcas profundas de pneus de automóvel ao redor da área, indicando manobras perigosas para a foca. Conforme apurado pela equipe, algumas marcas na areia indicam que o animal tenha retornado ao mar após ser perturbado.

Em nota, o PMP-BS, por meio do laboratório de zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), repudiou a situação. Confira abaixo:

Continua depois da publicidade

“O PMP-BS/Udesc manifesta seu repúdio a esse tipo de atitude, que coloca em risco a vida de animais selvagens, dificulta o trabalho técnico-científico e demonstra um preocupante desrespeito às ações de conservação ambiental.

Reforçamos que a presença de uma foca-caranguejeira em nossa região é rara e de grande relevância científica. Casos como esse devem ser tratados com responsabilidade e consciência coletiva.”

Leia mais

FOTOS: Foca rara é registrada pela primeira vez no Litoral Sul de SC 

Fotos mostram a evolução da cidade do carvão no Sul de SC ao longo de 100 anos de história