Vanessa Wendhausen Cavallazzi tomou posse como Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em cerimônia na tarde desta sexta-feira (11). O evento ocorreu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, no auditório Antonieta de Barros. Ela é a primeira mulher da história a ocupar o cargo. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A promotora de Justiça irá chefiar o MPSC no biênio 2025-2027 e substituirá o Procurador de Justiça Fábio de Souza Trajano, que esteve à frente do MPSC nos últimos dois anos. A nomeação de Cavallazzi ocorreu após processo de votação pela classe, homologação pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do MPSC e envio da lista tríplice ao governador do Estado, Jorginho Mello. 

Nova chefe do MP-SC coloca o foco na segurança pública e garante continuidade de operações

Em seu discurso, Vanessa discorreu sobre as virtudes do Estado catarinense, como as vocações econômicas bem definidas e diversificadas, a alta taxa de alfabetização, de 95%, e os baixos índices de mortalidade infantil e de pessoas em situação de extrema pobreza, além dos bons números de segurança pública. Isso não significa dizer, afirmou ela, que aqui não haja o “por fazer”.  

Continua depois da publicidade

— Ao contrário. O enfrentamento do fenômeno das organizações criminosas precisa estar na ordem do dia das Instituições Públicas. E o combate a elas não pode se dar de maneira insulada e estanque, operando cada órgão público no seu quadrado de atribuições. É necessário crescer em articulações com o Poder Judiciário e com o Poder Executivo no sentido de especializar funções, estabelecer novos fluxos de troca de informações, conceber formas colaborativas de atuação que, a partir das potencialidades de cada estrutura, turbinem as atividades do sistema de segurança pública e do sistema de Justiça — disse.

A posse contou com a presença do governador Jorginho Mello, da vice-governadora Marilisa Boehm e do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

— A escolha de uma mulher para ocupar o mais alto cargo do MPSC é, também, um símbolo de avanço. Como mulher e como gestora pública, tenho um orgulho especial em testemunhar este momento histórico. A ascensão de uma mulher à chefia do MPSC não é apenas representatividade. É competência reconhecida, é trajetória construída com mérito e dedicação, é inspiração para tantas outras mulheres que desejam ocupar espaços de liderança no serviço público — falou a vice-governadora, Marilisa Boehm.

Veja as fotos da posse de Vanessa Cavallazi 

Continua depois da publicidade

Nova Procuradora-Geral de Justiça 

Vanessa Wendhausen Cavallazzi ingressou no Ministério Público de Santa Catarina em 28 de outubro de 1996, sendo lotada na Comarca de Itajaí como Promotora de Justiça Substituta. No ano seguinte, ainda como Promotora de Justiça substituta, seguiu para a Comarca da Capital, onde permaneceu por 19 anos e atuou à frente de diversas Promotorias de Justiça.

Atualmente, é titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Joaquim. Foi também Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPSC) e Diretora da Escola Superior do Ministério Público de Santa Catarina (EMPSC). 

Em 2017, integrou a primeira força-tarefa multi-institucional da Procuradoria-Geral da República que atuava perante o Superior Tribunal de Justiça na apuração de delitos praticados por agentes detentores de foro com prerrogativa de função. 

Ao final de 2017 até junho de 2020, integrou como Membro Auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público junto à Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública. Integrou o Escritório de Representação do MPSC em Brasília de julho de 2020 a agosto de 2021. 

Continua depois da publicidade

Antonietas

Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link

Leia mais

Salários das mulheres são 20% inferiores aos dos homens no Brasil, aponta relatório