Além de purpurina e fantasia, outros itens essenciais para o Carnaval em Santa Catarina serão o protetor solar e muita água. É que os dias de folia serão típicos de verão, segundo a previsão do tempo: calor e sol intenso, e as famosas chuvas de verão no fim do dia.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, esta condição deve predominar pelo menos pelos próximos 10 dias. Além do calor intenso, o vento deve ser em direção Nordeste pelos próximos dias.

Santa Catarina já vive uma onda de calor. Na segunda-feira (5), conforme dados da Defesa Civil, Itapiranga, no Extremo Oeste do Estado, chegou a bater 41°C.

Onda de calor extremo trará temperaturas intensas para SC; veja as regiões mais afetadas

Continua depois da publicidade

O motivo desta onda é uma massa de ar quente que atua no Estado, o que favorece o predomínio do calor extremo. A Defesa Civil emitiu um alerta para o risco alto de desidratação, insolação e outros transtornos associados ao aquecimento do clima.

Com o calor, as chances de chuva também aumentam. Segundo a Defesa Civil, há possibilidade de pancadas de chuva e de temporais isolados pelo estado, acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e de chuva pontualmente intensa em curto tempo. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas.

Leia também

Como os fenômenos climáticos El Niño e La Niña influenciam o tempo

El Niño perde força e chuvas ficam na média nos próximos meses em Santa Catarina

Destaques do NSC Total