Vai começar. O maior encontro automotivo da América Latina se inicia nesse sábado (22), em São Paulo. Mais do que exposições e experiências, a expectativa sobre o encontro é grande principalmente pelos lançamentos que devem ocorrer durante os oito dias de evento na capital paulista.

Continua depois da publicidade

Entre os SUVs, que estão ganhando cada vez mais mercado no espaço, passando por esportivos de luxos e até mesmo um carro voador, uma série de novidades deve ser apresentada no Salão do Automóvel de 2025.

A edição de 2025 do Salão de São Paulo não apenas exibe carros, mas sim um novo ecossistema automotivo. A disputa entre as montadoras se intensificou, focando em quem consegue entregar a melhor combinação de sustentabilidade e desempenho.

Isso se traduz na chegada de modelos que transitam desde a eletrificação acessível, voltada ao volume de vendas, até veículos que funcionam como verdadeiras vitrines tecnológicas, integrando inteligência artificial e sistemas de condução avançada.

Os principais lançamentos do Salão do Automóvel

O foco das montadoras no Salão do Automóvel, quando o assunto é lançamento, ficou claro: apresentar veículos tecnológicos e confortáveis, que sejam relativamente acessíveis e que unam desempenho ao conforto. A preocupação da marca com modelos elétricos e híbridos também ficou evidente.

Continua depois da publicidade

1 – Toyota Yaris Cross

O novo SUV compacto da Toyota chega para movimentar ainda mais o mercado no segmento mais vendido do Brasil nos últimos dois anos, entrando para disputar diretamente com modelos como o Honda WR-V e o Chevrolet Tracker.

O grande destaque é que o Yaris Cross será o primeiro SUV compacto híbrido-flex do mercado brasileiro. A pré-venda do modelo se inicia no Salão do Automóvel, e a chegada nas concessionárias está prevista para fevereiro de 2026.

2 – Jaecoo 8

Uma das novas marcas chinesas que desembarca no Brasil também apresenta novidades no Salão do Automóvel. Entre eles está o Jaecoo 8, um SUV de luxo de grande porte, que deve ser o carro-chefe da montadora no país.

A marca vai apresentar o modelo no Salão do Automóvel e confirmou que os veículos devem começar a chegar no Brasil ainda no primeiro trimestre de 2026.

Continua depois da publicidade

3 – Denza Z9 GT

A marca de carros de luxo da BYD também se faz presente no evento e vai apresentar algumas novidades, como o Denza Z9 GT, esportivo de luxo que chega para disputar mercado com alguns modelos de poderosas como Audi e BMW.

A Denza confirmou que o modelo é uma vitrine tecnológica, com vendas previstas para a segunda metade de 2026 no Brasil.

Carro voador

Um dos pontos altos do evento sem dúvidas será a apresentação do Airjet, carro voador da Govy, montadora chinesa pertencente à GAC. O veículo já foi apresentado no mercado internacional no final de 2024, e combina as vantagens da eficiência da asa fixa com a flexibilidade da decolagem vertical dos sistemas com vários rotores.

Projetado com mais de 90% de materiais compostos de fibra de carbono, sua estrutura leve garante durabilidade e alto desempenho. Movido a eletricidade, a bateria pode ser recarregada completamente em aproximadamente 25 minutos e apresenta autonomia de mais de 200 quilômetros.

Continua depois da publicidade

Domínio das marcas chinesas

Um ponto que chama a atenção na edição de 2025 do Salão do Automóvel é a grande presença de marcas chineses – algumas que já estavam no mercado brasileiro, como a BYD, e outras recém-chegadas, como a Geely e a Jaecoo.

Além da forte presença das chinesas, a ausência de marcas tradicionais como Chevrolet, Ford e Volkswagen também é um fator de destaque da edição de 2025 do Salão do Automóvel.