O projeto Fauna Floripa quer conhecer as áreas de avistamentos, acidentes e atropelamentos de capivaras em Florianópolis. Os moradores da Capital podem ajudar através de um formulário criado pelo órgão com informações sobre o local, horário, data e fotos dos animais vistos na cidade. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os dados obtidos através do formulário farão parte de uma pesquisa vinculada ao Projeto Fauna Floripa em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  

“Com essa pesquisa procuramos fornecer informações para tomadas de ações por parte dos órgãos gestores do município, que priorizem a conservação da fauna e também a segurança das pessoas no tráfego”, escreveu o projeto Fauna Floripa nas redes sociais. 

Veja as fotos de Capivaras em Florianópolis

Continua depois da publicidade

Projeto Fauna Floripa 

O projeto Fauna Floripa é realizado em parceria entre a UFSC, a FLORAM e o IMA, e foi inaugurado em outubro de 2019. Com o objetivo inicial de realizar o levantamento das espécies de mamíferos e aves por toda a Capital, atualmente o estudo visa monitorar a fauna e fazer pesquisas ecossistêmicas em geral. 

Segundo o Fauna Floripa, os animais são monitorados através da instalação de câmeras em fauna, armadilhas de captura viva e coleta de dados secundários (registros obtidos por colaboradores do projeto e levantamento bibliográfico).

“Como consequência do intenso processo de ocupação humana em Florianópolis, um número significativo de espécies de animais silvestres não são mais encontrados na ilha. Com os resultados das pesquisas e estudos técnicos, será possível verificar a qualidade dos ambientes, elaborar estratégias de conservação a longo prazo e, se possível, pensar em ações de reintrodução da fauna nativa”, informa trecho da página online do projeto. 

Leia mais

IMA inicia monitoramento semanal de balneabilidade e amplia coleta em SC

Suspeito de assassinar a própria irmã em SC por briga de herança cursava medicina

Problema nos freios faz caminhão cair em ribanceira na Grande Florianópolis

Destaques do NSC Total