A urgência do home office fez com que a maioria das pessoas adaptasse a sua casa para trabalhar, de forma provisória. No entnato, criar um espaço de trabalho apropriado é fundamental para a saúde física e mental do trabalhador, principalmente para aquelas pessoas que trabalham muito tempo em frente ao computador.

Continua depois da publicidade

> Home office é tendência em empresas de SC no pós-pandemia

Uma postura incorreta pode ocasionar lesões e enfraquecimento de regiões do corpo, como pulso, ombros, coluna e lombar. Pode ainda desencadear doenças como a LER. Além disso, a iluminação inadequada é prejudicial à saúde dos olhos. 

Quando em intensidade adequada, a iluminação ajuda na velocidade da leitura e da concentração, redução da fadiga ocular e da sonolência, e consequentemente aumenta a produtividade do trabalhador.

Confira as dicas de como organizar a casa para o home office 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Continua depois da publicidade

Além da saúde física, o home office impacta diretamente na saúde mental do empregado. Segundo a psicóloga Melissa Nórcio, essa dificuldade se tornou uma queixa muito comum no consultório. 

— Eu percebo uma grande dificuldade das pessoas em encontrar um local adequado para trabalhar, principalmente aquelas famílias que têm filhos pequenos. Então a demanda familiar acaba interferindo na demanda do trabalho e isso causa ansiedade, estresse e uma autocobrança. Algumas pessoas têm desencadeado síndrome de ansiedade, depressão e até síndrome de burnout — relata. 

Conforme a psicóloga, quando possível, o ideal é ter um quarto fixo de trabalho, separado do restante da casa, porque ajuda a manter o foco e também a separar a rotina de trabalho e de lazer. Além disso, as recomendações de ergonomia — cadeira, mesa e iluminação — são essenciais para garantir o conforto físico e emocional do trabalhador.

Leia também

Entenda quais são os direitos do trabalhador no home office

Em casa e no escritório: pós-pandemia deve consolidar modelo híbrido de trabalho

6 dicas de acústica para minimizar barulhos incômodos no home office

Destaques do NSC Total