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Veja como será o trajeto do túnel Lagoa-Itacorubi em Florianópolis

Enquanto o Morro da Lagoa será um trajeto para quem vai para a Lagoa da Conceição, a nova rota será para quem volta para o Itacorubi; ciclistas terão pista própria

03/09/2021 - 05h00 - Atualizada em: 03/09/2021 - 17h47

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Maria Eduarda
Por Maria Eduarda Dalponte
Morro da Lagoa terá trajeto em sentido único
Morro da Lagoa terá trajeto em sentido único
(Foto: )

O túnel que será construído em Florianópolis vai ligar a Rua João Pachêco da Costa, na entrada do Canto dos Araçás, na Lagoa da Conceição, e a Rua Salvatina Feliciana do Santos, no Itacorubi, próximo à Unisul. A rota terá um comprimento de cerca de 2 km. Atualmente, o mesmo trajeto é feito pelo Morro da Lagoa e tem extensão de mais de 3 km.

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A informação dos planos de construção do túnel foi divulgada em primeira mão pelo colunista Ânderson Silva. A obra quer desafogar o trânsito que se concentrava no Morro. Segundo dados da secretaria de Infaestrutura da Capital, na alta temporada, cerca de 58 mil veículos fazem o trajeto por dia e fora da temporada o movimento diário é de 43 mil.

O novo plano da prefeitura é de que o trajeto Itacorubi-Lagoa seja feito pelo Morro da Lagoa, enquato os veículos que queiram trafegar no sentido contrário passem pelo novo túnel. 

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A ligação entre as ruas de entrada e saída do túnel terá cerca de 2km, enquanto a construção em si se estenderá por 1,340 km embaixo do Morro da Lagoa. O túnel terá duas pistas em um sentido único — Lagoa-Itacorubi — além de ciclovia bidirecional (nos dois sentidos) e passagem para pedestres. 

Os ciclistas, apesar de terem a opção de pedalar pelo túnel em planíce, podem optar por andar pelo Morro da Lagoa.

Novo trajeto Lagoa da Conceição-Itacorubi
Novo trajeto Lagoa da Conceição-Itacorubi
(Foto: )

Como ficará o trânsito na prática

• As duas pistas do Morro da Lagoa serão usadas apenas para subir o morro, ou seja, no sentido Itacorubi-Lagoa.

• A SC-404 (Rua Admar Gonzaga), a partir da Rua Vera Linhares de Andrade (entrada do Córrego Grande), terá apenas um sentido. As duas pistas serão direcionadas para a Lagoa da Conceição. 

• Não haverá veículos fazendo o sentido contrário, ou melhor, descendo o Morro da Lagoa.

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• Para fazer o caminho inverso — sair da Lagoa da Conceição em direção ao Itacorubi — os moradores terão que passar pelo novo túvel.

• Os motoristas que estiverem trafegando na Avenida Afonso Delambert Neto terão que virar à direita na Rua João Pachêco da Costa para ter acesso ao túnel.

• Depois de percorrer um pouco mais de 200 metros, os condutores irão entrar no túnel, com pista dupla em um único sentido. O túnel terá 1,340 km de extensão.

• Ao final do túnel, os motoristas irão percorrer cerca de 200 metros até chegarem na SC-404, na altura da Rua Salvatina Feliciana do Santos, perto da Unisul, para seguir viagem em direção ao Centro.

Quando o túnel vai ficar pronto?

Nas próximas duas semanas, a secretaria de Infraestrutura de Florianópolis se organiza para lançar a licitação do projeto do túnel e do estudo ambiental. A ideia é de que até dezembro, a prefeitura tenha o projeto em mãos para solicitar a licença ambiental ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. 

O secretário Valter Galiina espera que até abril de 2022, o IMA entregue a licença ambiental prévia e, assim, a secretaria possa lançar a licitação da obra, que tem um prazo de 90 dias. Com essas datas cumpridas, em agosto de 2022 a ordem de serviço da obra deve ser emitida. 

Com um prazo de dois anos para construção, o secretário promete entregar o novo trajeto Lagoa-Itacorubi no segundo semestre de 2024, último ano de mandato de Gean Loureiro.

Quanto vai custar o novo túnel em Florianópolis?

Como antecipou o colunista do NSC Total, Ânderson Silva, a previsão do município é que todo o processo, incluindo projeções e a construção, custe em torno de R$ 150 milhões. 

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O valor virá de R$ 300 milhões que serão financiados junto ao Banco do Brasil. Esse financiamento está em análise na Câmara de Vereadores e faz parte de um pacote de mais de 500 obras de infraestrutura que somam mais de R$ 1 bilhão.

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