nsc
an

Gastronomia

Veja quais os copos para cada tipo de cerveja

21/07/2021 - 14h42 - Atualizada em: 21/07/2021 - 14h46

Compartilhe

Por Redação NSC
Tipos de copos para as cervejas certas
Tipos de copos para as cervejas certas
(Foto: )

Os apreciadores de cerveja sabem que, além do líquido, o recipiente certo mantém as propriedades da bebida transformando cada gole em uma experiência única. Os formatos têm uma função específica para cada cerveja.

Por isso, explicamos aqui quais os tipos de copos mais adequados para cada tipo de cerveja. Uma dica muito importante: não aceite o famoso copo gelado. Ele altera o sabor da bebida.

Tipos de cerveja

A complexidade dos estilos vai longe. Segundo Ronaldo Morado, autor do livro Larousse da Cerveja, os três grupos definidos: Lager, Lambic e Ale.

Cervejas Lagers

As Lagers são as cervejas mais consumidas no mundo, responsáveis por mais de 99% das vendas da bebida no Brasil. Têm baixa fermentação ou fermentação a frio (de 6 a 12º C), com graduação alcoólica geralmente entre 4% e 5%.

São elas:

Pale Lagers Dark Lagers; Keller e Zwickel; Vienna; Bock; Malt Liquor Marzen.

Cervejas Lambics

A maioria dos especialistas classifica as cervejas do tipo Lambic como uma terceira categoria, em separado das Lager e Ale, por causa do seu tipo de fermentação, que é espontânea

São elas:

Lambic-fruit Straight/Unblended Gueuze Faro

Tipos de copos para Lager e Lambics:

Pilsner

Ideal para as cervejas Pilsen. Possibilita a formação de um bom creme e direciona o aroma do lúpulo ao nariz.

Pilsner
Copo Pilsner
(Foto: )

Lager

O tradicional copo de chope, erroneamente chamado de tulipa. A tulipa tem a boca mais aberta, pé mais fino, longo e elevado.

Lager
Copo Lager
(Foto: )

Caldereta

É usada por algumas choperias, é versátil e pode ser utilizada para English e American Ales e também para algumas lagers escuras.

Caldereta
Copo Caldereta
(Foto: )

Pint

O mais utilizado nos pubs ingleses e irlandeses. Tem desenho simples, barato e comporta grandes quantidades de cerveja.

Pint
Copo Pint
(Foto: )

Cervejas Ales

É parecida com a Lager, porém possui um tipo diferente de fermentação, feita em temperaturas mais altas, entre 15 e 24ºC. A graduação alcoólica também é um diferencial, a partir de 6%.

São elas:

Altbier; American Pale Ale; Amber/Brown e Red Ale; English Pale Ale; Belgian Pale Ale; Belgian Blond Ale; Belgian Specialty Ale; Bière de Garde; India Pale Ale; Kölsch; Scotch Ale; Saison; Strong Ales; Stout; Weissbier; Weizen; Porter.

Tipos de copos para Ale:

Weizen

Como o nome diz, é ideal para cervejas do tipo Weiss, as de trigo. Permite que se admire o corpo e a cor da cerveja.

Weizen
Copo Weizen
(Foto: )

Tulipa

Ideal para cervejas com bastante creme. O desenho baixo e elegante permite observar a espuma.

Tulipa
Copo Tulipa
(Foto: )

Caneca

Ideal para servir cervejas vendidas na pressão. Podem ter vários tamanhos, mas normalmente são robustas, de vidro grosso.

Caneca
Caneca
(Foto: )

Taça

Não estão ligadas a nenhum estilo em específico, mas são usadas por sua elegância.

Taça
Taça
(Foto: )

Leia

– Grandes Cervejas, de Tim Hampson. Editora Agir. – Os Primórdios da Cerveja no Brasil, de Sergio De Paula Santos. Ateliê Editorial.

Assista

Os Novos Mestres Cervejeiros – na Netflix. Documentário sobre novos produtores dos EUA que falam sobre sua paixão e como ajudam a economia local. – Cerveja Falada, documentário dirigido por Demétrio Panarotto, Guto Lima e Luiz Henrique Cudo. O protagonista é o mestre cervejeiro Rupprecht Loeffler e sua cervejaria Canoinhense.

Colunistas