Fortes rajadas de vento, efeitos do ciclone extratropical que passa por Santa Catarina, arrancaram árvores pela raiz e bloquearam ruas de Joinville na manhã desta quarta-feira (10).  Ocorrências foram registradas em diferentes bairros da cidade, como Saguaçu e América.

Continua depois da publicidade

Na Rua Orestes Guimarães, no bairro América, uma grande árvore foi arrancada da calçada pela raiz e caiu sobre um carro. Equipes da Defesa Civil já atuam no local. Ninguém ficou ferido.

Veja fotos das quedas de árvores na cidade

Já na subida ao Mirante da cidade, um poste foi partido ao meio com a queda de uma árvore. Ao longo do acesso, diversos fios de energia e galhos caídos também bloquearam a rua. A Celesc foi acionada para que a remoção seja realizada, o que deve ocorrer quando o vento diminuir.

Por uma questão de segurança, o Complexo Boa Vista, incluindo o Parque Zoobotânico e o Mirante, está bloqueado nesta quarta-feira (10). A medida será mantida como forma de precaução enquanto houver o alerta de risco de ventos fortes, pois como o local possui muitas árvores, há risco de quedas.

Segundo a prefeitura, até às 10h30min, sete ocorrências relacionadas ao vento haviam sido registradas pela Defesa Civil. Foram cinco quedas de árvores e dois objetos que caíram em cima do telhado de residências. Ninguém se feriu.

Continua depois da publicidade

Além disso, a rede de proteção de um prédio em construção caiu na Rua Conselheiro Arp, no início da manhã. Como a rede ficou sobre a fiação e atravessada na via, o trânsito de veículos foi interrompido no local até o momento em que a Celesc fez a retirada. A passagem de veículos foi liberada por volta das 10h. 

Ventos podem chegar a 80 km/h

O ciclone extratropical que atinge Santa Catarina desde a madrugada de terça-feira (9) continua tendo efeitos sobre o estado. Para Joinville, maior cidade catarinense, a Defesa Civil publicou um alerta de “alto risco” por conta dos ventos, que podem chegar a 80 km/h.

Durante o início da manhã desta quarta-feira (10), Joinville já havia registrado ventos de 60 km/h. Entretanto, ao longo do dia, a ventania pode tornar-se mais forte, chegando a 80 km/h.Os picos de vento estão previstos para o período das tardes de quarta e quinta-feira (11). A previsão também vale para a Grande Florianópolis, por exemplo.

Além disso, na quinta-feira, há previsão de mar agitado, com ondas de direção sul em torno de 2,0m próximo à costa e picos maiores em alto mar. O risco é considerado moderado.

Continua depois da publicidade

Por conta dos ventos, a Defesa Civil da cidade recomenda que a população mantenha distância de janelas de vidro, pois objetos podem ser arremessados pelo vento. Também evite ficar próximo de árvores e postes de energia elétrica. Outra recomendação é não realizar atividades de pesca, navegação e esportes náuticos.

*Sob supervisão de Fernanda Silva