O verão começou dia 21 de dezembro e, desde então, o céu parece mais limpo, as plantas mais verdes, o ar mais puro e a vida mais tranquila. Agora, o casaco definitivamente fica em casa e escolhemos roupas mais leves. A pele é exposta e somos inundados por mensageiros químicos ativados pela luz solar que nos dão a sensação de bem-estar. É geralmente no verão que despertamos um desejo interno de reconexão com a natureza.
Continua depois da publicidade
> SC tem as melhores praias do Brasil?
Morando em Santa Catarina, é ainda mais difícil querer ficar em casa na estação mais convidativa do ano, principalmente depois de tanto tempo de isolamento. Por isso, preparamos algumas dicas de atividades ao ar livre que podem ser realizadas por todo o Estado e que são fundamentais para a promoção da qualidade de vida e do equilíbrio entre a mente e o corpo.
Benefícios das atividades outdoor
Passeios ao ar livre estimulam o sistema cardiorrespiratório e ativam neurotransmissores que geram endorfina, dopamina e serotonina. Esses hormônios são conhecidos como os responsáveis por aquela sensação de prazer que sentimos após praticar uma atividade física, por exemplo.
Por isso, uma caminhada, uma trilha pela mata, um passeio de mountain bike, a prática de yoga em grupo ou até mesmo uma pausa na correria do dia a dia para observação de pássaros, por exemplo, é uma boa pedida para manter a saúde física e emocional.
Continua depois da publicidade
E quem mora em SC é privilegiado nesse aspecto. O Estado possui um ecossistema incrível para a prática de atividades ao ar livre, já que possui um “cinturão” preservado pela Mata Atlântica, que percorre toda a região do litoral norte e acompanha a área costeira.
> Onda de calor: veja dicas para enfrentar o período de altas temperaturas sem gastar água
Para uma imersão nas belezas de SC, basta visitar uma das várias trilhas que se iniciam em Bombinhas, passam por Porto Belo, Tijucas, Camboriú e sobem até Brusque, por exemplo. Há ainda inúmeras opções de praias e cachoeiras que podem ser aproveitadas principalmente na estação mais quente do ano.
Checklist de reconexão com a natureza:
- Assistir ao nascer do sol
- Caminhada na mata
- Fazer uma trilha de bike
- Tomar um banho de chuva
Morar em contato com a natureza
Mas nem só de verão é feito o ano e o contato com a natureza nos reenergiza em qualquer estação. Foi com intuito de promover essa relação mais próxima entre o ser humano e seu ecossistema que surgiu o conceito urbanístico de malha verde e malha azul. O objetivo é que todos os seres vivos de um mesmo bioma tenham uma convivência saudável e vida equilibrada todos os dias.
> Calor volta a predominar em Santa Catarina
Dessa forma, a infraestrutura verde é representada dentro de uma malha urbana por parques, praças, jardins e demais espaços abertos que são recobertos por árvores e vegetação. São lugares que contribuem para o microclima e para a qualidade do ar e da água, ajudando na manutenção da permeabilidade do solo e na promoção da diversidade de habitats.
Continua depois da publicidade
Além dos benefícios ambientais, a infraestrutura verde dentro de um empreendimento também contribui para o embelezamento paisagístico. Segundo Arthur Quaresma, gestor de Marketing & Comunicação da Verde & Azul Urbanismo, essa é a proposta dos empreendimentos da empresa que atua na região de Tijucas, Santa Catarina.

— A Verde & Azul nasce com a criação de um masterplan integrando as regiões de Tijucas e Porto Belo. Temos aproximadamente 4,5 milhões de metros quadrados. Desses, 1 milhão é de fauna e flora preservadas. No nosso masterplan todo esse espaço fará parte de um novo jeito de viver que desejamos trazer para a região— destaca Arthur.
De acordo com ele, ainda neste semestre será lançada a primeira fase: o Reserva Royal, que prevê a ocupação consciente da área com apelo residencial e comercial baseado em pilares que passam por esportes, cultura e entretenimento.
— Vale lembrar que esse conceito de urbanismo com infraestrutura verde e azul, nome dado ao conjunto de sistemas naturais da cidade, está presente em toda nossa área — explica Arthur.
Continua depois da publicidade
Essas áreas quando conectadas entre si, como parte de uma rede, são capazes de promover a conservação de funções ecossistêmicas, gerando benefícios ao meio ambiente natural e urbano, assim como diversos ganhos sociais.