A Justiça de Santa Catarina condenou o atual vice-presidente da Câmara de Vereadores de Urubici, Gilberto Morgan, e o ex-vereador José Luiz de Andrade por ato de improbidade administrativa. A decisão, publicada recentemente, é resultado de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e impõe aos réus a cassação do mandato de Gilberto Morgan, a suspensão dos direitos políticos de ambos por quatro anos, além do pagamento de multa.

Continua depois da publicidade

Caso aconteceu durante recesso parlamentar

Segundo a denúncia, o episódio ocorreu em janeiro de 2019, quando os dois foram flagrados utilizando um carro oficial da Câmara de Urubici para transportar fardos de cerveja da Praia dos Ingleses, em Florianópolis, até o município da Serra catarinense, período em que o Legislativo estava em recesso.

Na época, Gilberto e José Luiz alegaram que haviam viajado à capital para participar de reuniões com um senador e que as bebidas seriam uma doação destinada à “rainha do Carnaval” de Urubici. No entanto, conforme a sentença, o veículo foi utilizado de forma irregular, mesmo após a presidência da câmara na época ter proibido a saída do carro.

A Câmara de Urubici na época chegou a abrir uma comissão especial de inquérito e constatou que houve improbidade administrativa. A Polícia Civil também instaurou um inquérito e indiciou os dois vereadores por peculato.

Punições 

Na decisão, ficou determinada a perda da função pública, a suspensão dos direitos políticos e o pagamento de multa. A perda do mandato, porém, não é imediata. A decisão ainda cabe recurso.

Continua depois da publicidade

A reportagem do NSC Total tentou contato com Gilberto Morgan e José Luiz de Andrade, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. A Câmara de Vereadores de Urubici disse que ainda não foi notificada sobre a decisão, e que assim que for notificada, fará um pronunciamento. 

Gilberto Morgan (PSL) segue exercendo o mandato de vereador e atualmente ocupa o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal.

Leia também

Esposa que matou marido e escondeu corpo em freezer em SC pode ter pena aumentada

Jovem espancado e atropelado em Videira é ouvido pela polícia e aguarda cirurgia