nsc
an

Rachadinha

Vereador e servidora de São Bento do Sul são investigados por suspeita de "rachadinha"

Parlamentar investigado iniciou a legislatura em janeiro de 2021

27/01/2022 - 13h28 - Atualizada em: 27/01/2022 - 13h31

Compartilhe

Sabrina
Por Sabrina Quariniri
Caso chegou à polícia por meio de denúncia
Caso chegou à polícia por meio de denúncia
(Foto: )

Um vereador e uma servidora do Legislativo municipal de São Bento do Sul são investigados por suspeita de "rachadinha". Na tarde de quarta-feira (26), a Polícia Civil cumpriu mandados judiciais de busca e apreensão na casa dos investigados e na Câmara de Vereadores do município. 

> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

De acordo com o delegado Lucas Mendonça, as investigações iniciaram após uma denúncia. A testemunha contou à polícia que a própria servidora a procurou relatando estar sendo coagida a repassar metade do seu salário ao parlamentar que a indicou para o cargo, sob condição de permanência na vaga comissionada. 

Ainda segundo Mendonça, o suspeito iniciou sua legislatura em janeiro de 2021 e, em fevereiro, indicou mulher para o cargo. A partir daí, pelo que foi apurado até o momento, iniciaram a exigências e apropriação de parte do salário da comissionada.

Durantes as buscas, foram apreendidos equipamentos eletrônicos e diversos documentos que serão analisados pela Polícia Civil e, posteriormente, encaminhados à Polícia Científica para a análise técnica.

O delegado ainda disse que a servidora não quis colaborar com a investigação, que segue em sigilo. Um inquérito policial foi instaurado para apurar a participação dos envolvidos no caso. A ação contou com apoio Divisão de Investigação Criminal (DIC) e Dpcami. 

A "rachadinha" é prevista no Código Penal como crime de concussão, cuja pena pode chegar a 12 anos de prisão, além de multa. 

Leia também

Briga entre irmãos termina em morte em Mafra

Prefeitura abre investigação para apurar falhas em processo seletivo em São Bento do Sul

Mãe de menina de 5 anos morta em acidente cria projeto para beneficiar crianças de SC

Colunistas