Curitibanos, na Serra catarinense, completou 156 anos neste ano. Conhecida como o “coração de Santa Catarina”, a cidade recebeu esse nome devido a sua história, que começou há muito tempo atrás. Um vídeo antigo publicado nas redes sociais mostra como era a cidade nos anos 50.

Continua depois da publicidade

A região que integrava a Serra do Espigão até o Rio Pelotas era chamada de Campos Curitibanos pelos desbravadores que chegavam no local. Em 1730, um caminho que ligava o Rio Grande do Sul até a região sudeste foi aberto e recebeu o nome de Caminho das Tropas.

A rota era utilizada para transporte de gado e mercadorias e foi fundamental para o desenvolvimento da região sul do país.

O povoado de Curitibanos foi construído às margens desse caminho, dentro dos Campos Curitibanos, por volta de 1800. Em 11 de junho de 1869, a até então Vila de Nossa Senhora da Conceição dos Curitibanos se emancipou de Lages e o município de Curitibanos foi criado.

Imagens de inverno exaltam a essência gelada e encantadora da Serra de SC

Continua depois da publicidade

Durante os anos seguintes, Curitibanos passou por diversos momentos marcantes para a história. Entre eles, a Guerra do Contestado, um conflito armado que ocorreu durante os anos de 1912 e 1916 entre a fronteira dos estados de Santa Catarina e o Paraná.

Vídeo mostra região nos anos 50

Um vídeo disponível nas redes sociais mostra Curitibanos na década de 50. A gravação apresenta a cidade de forma moderna e progressista, mostrando plantações, obras públicas e comércios.

Os pinheiros são destaque no conteúdo, que valoriza a fauna e a flora da região. As plantações são vistas como oportunidades econômicos e culturais, já que a produção de tábuas, segundo o vídeo, era uma das atividades mais realizadas na região.

O conteúdo pretendia destacar elementos e atividades da cidade para atrair nossos habitantes e investimentos. Rios e cachoeiras são retratados no vídeo, valorizando o local como atração turística.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da cidade

Durante a gravação, diversas construções e comércios fazem parte do roteiro, apresentando a cidade como um futuro polo econômico desenvolvido no Estado.

Moradias, núcleos de trabalhadores e escolas também são o foco do vídeo, contribuindo para a imagem progressista da região.

Além disso, bailes e igrejas aparecem na gravação para demonstrar o lado cultural dos habitantes de Curitibanos.

Continua depois da publicidade

Veja vídeo

Leia mais

Guilherme & Benuto abrem maratona de shows nacionais na Festa do Pinhão em Lages

Imagens de inverno exaltam a essência gelada e encantadora da Serra de SC