A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (15) mandados de busca e apreensão em apartamentos luxuosos em Balneário Camboriú. Os imóveis seriam adquiridos como forma de lavagem de dinheiro por grupos envolvidos no tráfico internacional de drogas.

Continua depois da publicidade

> Confira como receber notícias do DC no Telegram

Segundo a PF, os apartamentos pertencem a um narcotraficante internacional, chefe de uma quadrilha que envia cocaína para a Europa por meio do Porto de Paranaguá (PR). Os imóveis possuem vista privilegiada da beira-mar de Balneário Camboriú.

A polícia informou que o esquema contava com pelo menos duas formas de ocultação de dinheiro ilícito: o registro de imóveis em nome de laranjas, e negociações subfaturadas de apartamentos – compra e venda por valores mais baixos do que o preço real.

Continua depois da publicidade

A operação, que recebeu o nome de Vertigem, em alusão aos arranha-céus de Balneário Camboriú, é um desdobramento da Operação Enterprise, deflagrada em 2020 para combater uma organização criminosa especializada no envio de drogas para a Europa. 

As investigações começaram a partir da apreensão de 776 quilos de cocaína no Porto de Paranaguá pela Polícia Federal, em setembro de 2017. A droga, escondida no fundo falso de um contêiner, seria enviada à Bélgica.

Em mais de dois anos de apuração, a PF identificou que a quadrilha cuidava de toda a cadeia de envio da droga ao exterior, desde contatos com países produtores de cocaína na América do Sul, até os compradores na Europa.

Confira os vídeos do NSC Total no YouTube

Leia também

Três réus da Operação Ouvidos Moucos assinam acordos com a Justiça Federal

Continua depois da publicidade

Mulher é assassinada a tiros dentro da própria casa em Joinville

Quem era a blogueira morta na BR-101 em acidente após evento de motos em Penha